MÃES, ESPELHOS DOS FILHOS

Os filhotes são mestres em copiar as atitudes dos adultos! Todos os dias, as mamães percebem isso nas menores coisas. No caso das meninas, querer testar a maquiagem e as roupas das mães são só alguma delas. A verdade é que os exemplos que transmitimos impactam profundamente as crianças. Eles adquirem nossos hábitos, mas, acima de tudo, também herdam diversas de nossas características emocionais.

No livro Pais admiráveis educam pelo exemplo, a pedagoga Cris Poli defende que as crianças, desde muito pequenas, observam e se espelham nas atitudes e no comportamento dos pais, muito mais do que no que é dito ou nas broncas. Por isso, o exemplo pessoal é tão importante!

Assim, capriche nessas atitudes:

1. Amor e carinho
Beijar e abraças os filhotes é bom de mais. E receber o carinho especial das mães também! Mas o amor ainda está em passar um tempo de qualidade com os filhos, brincar, doar-se e prestar atenção naquilo que os fazem se sentirem amados. “É semelhante ao que ocorre quando se aprende a falar: o bebê ouve tanto quem está ao seu redor, que acaba assimilando naturalmente como se fala. De tanto viver imerso num ambiente amoroso, a criança cresce tendo o amor como parte natural de si”, explica Cris Poli em seu livro.

2. Alegria
Para Cris, é importante transmitir aos filhos que a alegria não é um simples estado circunstancial, e não depende de bens materiais. Devemos, sim, inspirá-los mostrando que a alegria acontece quando se é grato pelas conquistas e pelos bons momentos.

 

3. Diálogo
Uma mãezona de atitude, que se posiciona com caráter e flexibilidade deixando de lado a intransigência, mostra para o filho que o diálogo é sempre a saída mais inteligente. Afinal, às vezes temos que abrir mão das nossas vontades e entrar em um acordo, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *