PROTEJA SEUS OLHOS COM TRÊS DICAS FUNDAMENTAIS

A temporada de mar e piscina também requer atenção à saúde dos olhos. Afinal, além dos raios solares UVA e UVB captados pela nossa retina, ainda existem as típicas alergias de verão, como a conjuntivite.

A sensibilidade à luz não tem relação com a cor dos olhos (com exceção dos olhos albinos), como muitos pensam. A fotofobia – mais comum nessa época do ano – na verdade está relacionada às células fotossensíveis dos olhos (os cones e bastonetes). Por isso, proteção solar para a visão vale para todos nós!

Confira cuidados básicos para manter seus olhos protegidos nesse verão.

1. Olhos fechados debaixo d’água!
O calor é o elemento ideal para a proliferação de bactérias na água que podem provocar conjuntivite. Some a isso as irritações que podem decorrer do cloro da piscina e você já tem bons motivos para manter os olhos fechados quando for mergulhar.

2. Limpe e lubrifique
Após o tibum no mar ou na piscina, lave o rosto e os olhos com água limpa (e filtrada) ou soro fisiológico (aberto na hora, para evitar contaminação). Isso ajuda a remover as impurezas e os microorganismos suspeitos. Colírios lubrificantes de solução estéril também são boas opções, mas o ideal é que sejam prescritos por um oftalmologista, pois dependendo da composição do produto pode haver restrições quanto ao uso (como quando combinado às lentes de contato, por exemplo).

3. Óculos de sol com filtro UV!
Óculos com lentes castanhas, cinzas e verdes protegem melhor os olhos dos raios solares, enquanto que as amarelas são mais indicadas para a prática de esportes. Os espelhados, super em alta, são mega descolados, mas certifique-se que o seu tem filtro de proteção solar! Lembre-se que lentes escuras de má qualidade podem causar distorções que comprometem a visão e ainda piorar os efeitos dos raios ultravioletas, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *