ÔMEGA 3, UM GRANDE ALIADO

Apesar de ser vista como vilã da alimentação saudável, nem sempre a gordura é prejudicial à saúde. Isso porque existe um tipo de “gordura do bem” que é essencial para o nosso organismo. É a chamada gordura insaturada, rica em vitaminas e ácidos graxos essenciais, responsáveis por manter as paredes das células em condições adequadas de funcionamento. Ela ainda é dividida nas que são monoinsaturadas e nas que são poli-insaturadas (a depender da quantidade de ligações entre átomos de carbono ao longo de suas cadeias químicas).

ômega 3, por exemplo, é um ácido graxo que faz parte do grupo das gorduras poli-insaturadas. Como não é produzida pelo organismo, essa substância precisa ser inserida na dieta através de alimentos como peixes de águas profundas (salmão, atum e sardinha), vegetais verde-escuros (couve, rúcula e espinafre), sementes (chia, linhaça) e oleaginosas (castanhas e nozes). Além dos alimentos, existem também suplementos que podem auxiliar na complementação de ômega 3 na dieta.

Veja alguns bons motivos para você não descuidar da ingestão de ômega 3!

1. BOM PARA O ORGANISMO
Ele é responsável pela absorção de algumas vitaminas (como A, D e E) e trabalha pelo isolamento térmico do organismo. Além disso, é uma ótima fonte de energia!

2. PREVINE DOENÇAS
É um poderoso antioxidante, o que significa que ele atua na proteção das células e na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias. Pesquisas mostraram que esse ácido graxo ainda contribui para reduzir o colesterol e os triglicerídeos e auxilia no crescimento fetal e neural.

3. AJUDA CONTRA A DEPRESSÃO
Estudos indicam que ele também auxilia no combate à depressão e em distúrbios do humor. Isso porque esses problemas estão relacionados a falhas de transmissão de informações para o cérebro, e o ômega 3 melhoraria essas conexões.

4. UM AMIGO DA DIETA
Ele também pode ajudar na balança! Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (SP) revelou que a substância é capaz de interromper e reverter o processo inflamatório causado no hipotálamo (região do cérebro que controla a fome e o gasto energético) por dietas ricas em gorduras saturadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *