SEU CORPO DÁ RECADOS SOBRE A SUA SAÚDE. ESCUTE

Você escuta os recados que o seu corpo dá? Aquele cansaço, por exemplo, que insiste em não sumir. Aquela dor de cabeça recorrente… E a falta de ar ao subir escadas? Já pensou no que esses sinais querem dizer?

Cuidar da saúde é também prestar atenção àquilo que é manifestado pelo nosso corpinho. Na maioria das vezes, ele está apenas pedindo para você adotar hábitos mais saudáveis, como se alimentar melhor e praticar atividades físicas. Quem sabe não está na hora de escutá-lo?
Confira alguns recadinhos do corpo fáceis de perceber, e saiba como atendê-los.

1. Seu peso aumentou repentinamente
Será que você não anda descontando na comida? Perceba se não há algo que está lhe deixando ansiosa, e que acabou refletindo nos seus hábitos alimentares. Se nada de diferente aconteceu, pode ser hora de conferir se está tudo certo com os seus hormônios, e aí é importante consultar um médico.

2. Surgiram pintinhas na pele
Tá na hora de visitar o dermatologista. Sinais na pele podem ser algo mais sério. E, principalmente, quem tem a pele muito clara deve sempre protegê-la do sol. Faça check-ups regularmente se você é daquelas pessoas cheias de sinais e se aparecerem novas marquinhas. Ah, e não se esqueça do protetor solar!

3. Faltou fôlego para uma tarefa simples
Normalmente, conforme os médicos explicam, as pessoas que não praticam atividades físicas costumam se queixar com frequência de falta de fôlego para fazer tarefas simples do dia a dia, como subir escadas. Isso acontece porque quando não exercitamos o corpo, não estimulamos sistemas como o pulmonar e o cardíaco, e, portanto não os desenvolvemos para que forneçam mais oxigênio para os músculos, que por sua vez geram força, potência e resistência para as atividades rotineiras. Assim, se o seu preparo físico não andar lá essas coisas, adicione mais exercícios à sua rotina. Por que não substituir uma parte do trajeto diário que você faz de carro ou ônibus por caminhadas a pé? Levar o pet para passear também é uma bela opção. E claro… deixe o elevador de lado um pouquinho e aposte em alguns lances de escada. Agora, se você passou a ter falta de ar sem motivo aparente, é bom investigar! Não descuide da sua saúde.

4. Você anda sem energia
Algumas doenças como anemia, diabetes e hipotireoidismo podem causar um cansaço além do normal. Se você desconfia de que algo está errado, não hesite em procurar um médico. Entretanto, alguns hábitos saudáveis ajudam qualquer pessoa a conquistar mais energia para as tarefas diárias. Dormir bem, e na quantidade de horas adequada para o seu organismo, é uma delas. Ter uma alimentação balanceada, comendo frutas, grãos e verduras dos mais variados tipos, também é superimportante. E não dá pra se esquecer dos exercícios físicos, né, superindicados para quem procurar ter mais disposição na vida! Faça pequenos ajustes nos seus hábitos e mande o cansaço para o espaço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *