Cartilha da amamentação: esclareça dúvidas sobre aleitamento materno

Celebrada todos os anos entre os dias 1º e 7 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação é uma campanha que incentiva o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, promovendo a qualidade de vida de bebês e mamães de todo o mundo.

A data é também uma oportunidade para esclarecer dúvidas e afastar alguns mitos que cercam a amamentação. Nesse sentido, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano disponibiliza gratuitamente para download a Cartilha da Amamentação.

Confira a seguir as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes sobre aleitamento materno, a importância da doação de leite e como os BLH – Bancos de Leite Humano  podem auxiliar as mamães que não podem amamentar ou que encontram dificuldades no procedimento.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO?

O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês, por isso até essa idade não é preciso complementar oferecer outros leites ou alimentos. Ele é fácil de digerir e protege o bebê de várias doenças. O ato de amamentar fortalece os laços entre o bebê e a mamãe, além de protegê-la da anemia e outras enfermidades.

EXISTE LEITE FRACO?

O leite nunca é fraco. A aparência do leite muda conforme a fase da amamentação: nos primeiros dias vem geralmente em pequena quantidade. É o colostro, um leite concentrado e com muitos anticorpos. Com o passar do tempo, o peito produz um leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início da mamada ele é mais aguado e ao final é mais gorduroso.

O QUE FAZER PARA TER BASTANTE LEITE?

Quanto mais o bebê mama, mais leite se produz. A produção do leite é estimulada quando o bebê suga, por isso o  ideal é que a mãe ofereça o peito ao bebê sempre que ele quiser e que amamente durante a noite. Descansar também ajuda. Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite nos primeiros meses de vida.

COMO AMAMENTAR O BEBÊ

Além da posição da mãe, que deve estar confortável, a posição do bebê também é importante. Ele precisa estar de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe, e com o bumbum apoiado pela mão da mamãe.

Quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola, aquela parte mais escura do peito em volta do bico, fica mais fácil para sugar. Uma dica para o bebê abrir bem a boca e pegar bastante a aréola: passe o bico do peito na parte que fica entre a boca e o nariz da criança.

O QUE FAZER PARA EVITAR RACHADURAS NO PEITO?

Para não tirar a proteção natural da pele da aréola, não passe cremes ou loções e evite massagear os mamilos. Passar o próprio leite, depois das mamadas, limpa e protege a aréola. Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de mamar é o mais importante para prevenir as rachaduras.

A ALIMENTAÇÃO DA MÃE PODE PREJUDICAR A AMAMENTAÇÃO?

Café, chá preto ou mate e refrigerantes em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê. Parar temporariamente com essas bebidas vai mostrar se são as causadoras das cólicas. As bebidas alcoólicas e o cigarro são desaconselháveis porque podem afetar a saúde do bebê.

QUAL É A IDADE DE PARAR DE AMAMENTAR?

A amamentação é recomendada até os 2 anos de idade ou mais. O leite acompanha o crescimento do bebê e ainda contém vitaminas e anticorpos que o protegem. Depois de 2 anos de idade, mãe e bebê devem decidir se continuam ou não.

COMO FAZER PARA TRABALHAR E AMAMENTAR?

Se a mamãe trabalha fora, na hora em que acaba a licença-maternidade existem algumas medidas que podem ser adotadas para prosseguir, se possível, com a amamentação:

– Uma ou duas semanas antes de voltar ao trabalho, comece a tirar o seu leite e armazene para fazer um estoque;

– Amamente antes de sair de casa para o trabalho e imediatamente após regressar;

– No trabalho, se possível, retire o leite tantas vezes quanto o bebê mamaria se estivesse com você;

– Nos dias de folga, ofereça o peito à vontade.

COMO CONSERVAR O LEITE COLETADO?

O leite coletado pode ser guardado em um frasco de vidro, com tampa plástica de rosca, lavado e fervido. É preciso mantê-lo em refrigeração, seja na geladeira ou em um isopor com gelo (caso a coleta seja feita no trabalho, por exemplo). A conservação, a validade e a forma como deve ser dado ao bebê podem ser conferidas aqui. Caso você decida doar o excesso do seu leite a um Banco de Leite Humano, congele-o imediatamente após a coleta.

COMO ATUAM OS BANCOS DE LEITE?

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano atua em todos os Estados do território nacional. Além de consultas individuais e do apoio nas dúvidas sobre amamentação, as unidades do BLH também realizam a coleta e o armazenamento do leite.

Todo o leite coletado pelo sistema é destinado às maternidades com UTI neonatal, e são os bebês nascidos lá que têm preferência. Como a quantidade de leite atualmente recebida pelos Bancos de Leite Humano não é suficiente para abastecer todas as unidades, é importante estimular a doação de leite humano e divulgar o trabalho dos bancos .

Para buscar atendimento ou se tornar uma doadora de leite, basta entrar em contato com o BLH mais próximo. Confira aqui os endereços.


Quando o assunto é maternidade, nem sempre as coisas saem como o planejado. Por isso se você não consegue, ou mesmo não pode amamentar, não se culpe. Converse com o seu médico ou busque apoio na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Embora a amamentação seja um momento muito especial, lembre-se de que existem outras formas de cultivar todo o amor e carinho que certamente já existe entre você e o seu filhote. ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *