Horta em casa: como cultivar ervas para chás

Um chazinho vai bem para relaxar, espantar o frio e até para aliviar alguns desconfortos físicos. E fica melhor ainda quando você tem a oportunidade de colher as ervas fresquinhas, direto do pé, sentindo aquele cheirinho delicioso que as plantas exalam.

E para ter a sua própria horta de chás não precisa de muita coisa não: basta escolher um cantinho da casa que pegue sol no mínimo quatro horas por dia e dedicar alguns minutos na semana para regar as plantas! Confira o passo a passo que o Penteadeira selecionou e prepare-se para encher a sua casa de aromas e sabores!

COMO MONTAR A SUA HORTA

escolha das ervas é o primeiro passo na hora de montar a sua horta de chás. Para isso, além das suas preferências pessoais, tenha em mente o local em que irá deixar os vasos e o quanto de sol que ele recebe.

Um bom método para garantir o sucesso da sua hortinha é escolher ervas que necessitem da mesma frequência de regas. Assim você pode marcar na agenda os dias específicos em que precisa molhar as plantas e já rega todas de uma só vez.

SUGESTÕES DE ERVAS PARA PLANTAR EM CASA

Boldo / Hortelã / Camomila / Erva-Doce

Essas ervas gostam de sol e pedem regas de três a duas vezes por semana (dependendo se o tempo estiver seco e quente ou se o clima for mais frio ou úmido).

Enquanto que o chá de boldo ajuda a aliviar o desconforto estomacal (e há quem diga que até os sintomas da ressaca), o de hortelã pode ser ótimo no alívio da fadiga e do cansaço. Já a camomila costuma ser uma boa opção de chá calmante e digestivo.

E a erva-doce, também conhecida como funcho, pode ser uma boa aliada para amenizar congestionamentos nas vias respiratórias.

Erva-Cidreira

Embora a frequência de regas seja a mesma das demais ervas que citamos aqui (três ou duas vezes por semana, de acordo com o clima), é preciso atentar que a erva-cidreira prefere a meia-sombra. Isso significa que a planta deve receber luminosidade, mas não deve ficar exposta ao sol entre as 10 e as 17 horas.

O chá da erva-cidreira costuma ser indicado para combater a insônia e também o estresse.

COMO PLANTAR

O plantio das ervas é relativamente simples. É importante que você escolha um vaso com furo embaixo e coloque em seu interior uma primeira camada de argila expandida ou de areia. Esse é um passo importante para garantir a drenagem.

Depois, basta adicionar terra até a metade do vaso, colocar a muda e completar com terra, regando ao final. Para o acabamento, use cascas de pinus e evite os pedriscos brancos: alguns deles possuem substâncias que podem ir matando as plantas lentamente.

COMO COLHER E CONSUMIR AS ERVAS

Para fazer o chá de boldo, hortelã e erva-cidreira, o ideal é colher as folhas das pontas dos ramos. Para o de camomila o recomendado é colher as flores. E no caso da erva-doce você pode usar a planta toda, incluindo as folhas e os ramos.

Na hora de preparar a infusão, ferva a água e só depois coloque as folhas. Tampe o recipiente e aguarde entre cinco a dez minutos antes de tomar. Lembre-se que no caso da camomila o chá costuma ser preparado com as flores secas ao invés das folhas.


* Informações Via.

** Lembre-se que, assim como os remédios, o consumo de alguns chás também pode ter contraindicações. Consulte sempre o seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *