7 benefícios da musculação para quem chegou nos 60

A prática de atividade física é importante em todas as épocas da vida. Mas, você sabia que determinados tipos de exercícios proporcionam mais benefícios para pessoas a partir dos 60 anos de idade?

musculação, por exemplo, é uma dessas atividades que podem contribuir para uma melhora significativa da qualidade de vida na terceira idade. Por isso, a sua prática é ainda mais recomendada para os indivíduos que estão entrando na faixa dos 60 anos.

Com o avançar da idade, muitas pessoas têm medo de fazer musculação, pois acreditam que não possuem coordenação ou mesmo força para realizar os exercícios. Mas é justamente o contrário: a prática da atividade aumenta a massa muscular e melhora o equilíbrio, além de proporcionar muitos outros benefícios.

POR QUE FAZER MUSCULAÇÃO A PARTIR DOS 60 ANOS
1) REDUZIR O RISCO DE QUEDAS

Pessoas com mais equilíbrio e flexibilidade estão menos suscetíveis a quedas e, por consequência, à possibilidade de ossos quebrados. Estima-se que a redução de quedas, com a prática da musculação, pode chegar a 40%. Ao mesmo tempo, essa melhora garante maior segurança nas atividades diárias e mais autonomia para o idoso.

2) FORTALECER OS OSSOS

A musculação na terceira idade pode ajudar no combate à osteoporose, uma doença que torna os ossos frágeis e mais suscetíveis às fraturas.

Os resultados de um estudo realizado na Universidade Tufts, localizada em Massachusetts, mostraram que a musculação aumenta a densidade óssea e reduz o risco de fraturas, principalmente entre mulheres com idade entre 50 e 70 anos. Vale lembrar que mulheres na menopausa podem perder de 1% a 2% da massa óssea por ano.

3) EMAGRECER

Pessoas que têm mais massa muscular possuem uma maior taxa metabólica, o que é fundamental para a perda de peso. O treinamento de força pode melhorar o metabolismo em até 15%. Por sua vez, o  controle do peso a longo prazo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e outras complicações.

4) SENTIR MENOS DORES

A Universidade de Tufts também realizou um estudo com pacientes mais velhos, portadores de doenças que causam dores articulares, como a osteoartrite e a artrite reumatoide. De acordo com a pesquisa, os pacientes que realizaram treinamento de força relataram uma diminuição da dor que chegou em cerca de 40%, além da melhora geral dos sintomas da doença. Em alguns casos, a prática da musculação foi até mais eficiente no alívio da dor do que o uso de medicamentos.

5) MELHORAR A POSTURA CORPORAL

A musculação na terceira idade pode proporcionar uma melhora na postura corporal, uma vez que com o avanço da idade o sistema muscular esquelético vai perdendo a sua tonicidade.

6) DORMIR MELHOR

Pessoas que se exercitam regularmente desfrutam de uma melhora na qualidade do sono: elas adormecem mais rapidamente, têm sono mais profundo, despertam menos durante a noite e conseguem dormir por mais tempo.

Aliás, a prática da musculação costuma gerar benefícios semelhantes aos dos remédios para insônia, porém sem causar os efeitos colaterais dos mesmos.

7) FICAR MAIS FELIZ

A musculação na terceira idade proporciona ainda melhorias semelhantes às geradas por medicamentos antidepressivos, uma vez que é constatada uma melhora na autoconfiança e autoestima.

Atualmente, não se sabe se isso ocorre porque as pessoas se sentem melhor quando estão em forma, ou se o treinamento de força produz alguma mudança no cérebro, liberando uma sensação de prazer e bem estar. É mais provável que seja uma combinação das duas coisas.

* Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, realize uma avaliação médica para analisar o seu condicionamento físico e identificar eventuais limitações. O acompanhamento de um profissional de educação física também é necessário para prevenir lesões ou outras complicações. Quando realizada com orientação, a musculação só traz benefícios.