Autoestima: 5 atitudes para se amar mais

autoestima, ou a capacidade de gostarmos de nós mesmos, é uma das maiores aliadas da nossa saúde. Quando esse sentimento está em baixa, é normal nos sentirmos mais cansados, estressados e até mesmo a imunidade do nosso corpo pode dar uma enfraquecida.

Cultivar a autoestima é um exercício diário, mas que vale o investimento! Confira a listinha de atividades que você pode começar a desenvolver para se amar mais e que, certamente, vão deixar os seus dias mais leves e tranquilos. ❤

ATIVIDADES SIMPLES PARA CULTIVAR A AUTOESTIMA
1) COLOQUE DIARIAMENTE OS SEUS SENTIMENTOS NO PAPEL

Você pode estar falando aí baixinho que fazer diário é coisa de adolescente. Mas a verdade é que as anotações diárias são uma ótima forma de monitorar – e melhorar – a sua saúde mental.

Ao chegar em casa, pode ser um pouco antes de dormir, coloque no papel os principais acontecimentos do dia e como você se sentiu em relação a eles. Com a prática, é provável que você se sinta melhor por estar externando os sentimentos e consiga lidar melhor com eles com o passar do tempo. Além de identificar mais claramente quais são as coisas que trazem felicidade e o que deixa você mais pra baixo.

2) FAÇA AS PAZES COM O SEU CORPO

Quantas vezes por dia você se olha de corpo inteiro no espelho? Que tal começar a se olhar diariamente? Esse é um ótimo jeito para ir percebendo, aos poucos, que não tem nada de errado com aquela parte do corpo que você não curte muito, e que, olhando com atenção, ela é até bem bacana.

Outro exercício que pode ser legal é o de se fotografar mais. Sabe a popular selfie? Não precisa nem postar em nenhuma rede social se você não quiser, apenas faça a foto e deixe guardada no celular para olhar de vez em quando. Analise seus melhores ângulos e como você tem uma beleza que é só sua.

3) PASSE MAIS TEMPO FORA DO QUE DENTRO DAS REDES SOCIAIS

Pode até parecer clichê e provavelmente você já deve ter ouvido algo nesse sentido, mas é verdade: as redes sociais, quando utilizadas em excesso, não colaboram muito com a nossa autoestima. Não quer dizer que você tem que abandonar esses sites, mas use com moderação.

4) DEDIQUE UM TEMPO PARA VOCÊ

Pode ser uma hora, pode ser 30 minutinhos, ou o quanto de tempo você quiser ou puder dedicar. O importante é fazer uma pausa no seu dia e ter um momento consigo mesma, fazendo algo que você goste, como ler um livro bacana, ir até a esquina tomar um café sozinha, dar uma volta de bicicleta ou pegar um cineminha.

E se no começo parecer estranho, com o tempo você vai ver que dá para fazer muita coisa legal sozinha. É claro que conviver com os amigos e familiares é importante, mas não tem nada melhor do que perceber que a sua própria companhia também é boa demais.

5) SAIBA QUE CUIDAR DE SI NÃO É SINAL DE EGOÍSMO

Sabe aquela instrução de segurança clássica dos aviões, onde aparece a imagem de uma pessoa adulta colocando a máscara de oxigênio primeiro em si mesma e só depois na criança que está ao lado? Pois o raciocínio é mais ou menos esse: só conseguimos ajudar alguém quando estamos bem.

Por isso, não encare o tempo que você dedica cuidando de si como um ato de egoísmo. Quando você está feliz e de bem com a vida, tem mais condições de ajudar e até mesmo reconfortar aqueles que estão ao seu redor. Fique bem para poder fazer o bem. ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.