7 benefícios da meditação comprovados cientificamente

Repousar o corpo e aquietar a mente. De uma maneira objetiva, assim pode ser definida a meditação, uma prática milenar que nos últimos anos ganhou popularidade no Brasil e que inclusive passou a fazer parte das terapias alternativas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

E se por um lado grande parte da população já ouviu falar algo sobre a meditação, muitos ainda desconhecem o fato de que os seus benefícios são objeto de vários estudos científicos. E sabe qual é a conclusão da maioria das pesquisas? Isso mesmo: a comprovação de que meditar faz bem para a saúde física e mental.

Confira a listinha de benefícios que a prática da meditação pode levar para a sua vida e, se você se empolgar, depois é só dar uma espiada aqui no blog nas dicas para aprender a meditar. ????

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA CORPO E MENTE
1) Diminuição do stress

Quem medita todos os dias tem uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados à ansiedade, déficit de atenção e stress. Ao mesmo tempo, a prática gera aumento da produção de endorfinas, ligadas à sensação de felicidade. Essa mudança na produção de hormônios foi constatada por um estudo do Davis Center for Mind da Universidade da Califórnia.

2) Combate à insônia

Pesquisadores da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo constataram que a meditação ajuda a reduzir a insônia de mulheres que usam medicamentos para dormir.

O estudo analisou 16 mulheres com histórico de uso prolongado de medicamentos para dormir. Após dois meses, 75% das que fizeram técnicas de meditação conseguiu parar completamente o uso de medicação. Entre as que não meditaram somente 25% deixou de usar os remédios.

3) Prevenção de distúrbios mentais

Pessoas que meditam possuem axônios de alta densidade, o que significa maior capacidade de realizar conexões cerebrais e menos riscos de sofrer distúrbios mentais, depressão e esquizofrenia. Nesse sentido, a meditação pode ser considerada um exercício para a mente, excelente para deixá-la mais musculosa e prevenir doenças. A conclusão é do psicólogo Michael Posner e de Yi-Yuan Tang, professor da Universidade de Tecnologia do Texas.

4) Alívio da dor

Estudos realizados pelo pesquisador Joshua Grant, da Universidade de Montreal, comprovaram que os adeptos da meditação sentem menos dor e precisam menos de analgésicos. De acordo com a pesquisa, o hábito de meditar provocou uma resistência à dor 18% maior em relação às pessoas que não tem o mesmo costume.

5) Prevenção de problemas cardiovasculares

A meditação pode reduzir em até 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos. Foi o que concluiu a Associação Americana do Coração depois de acompanhar um grupo de pacientes ao longo de nove anos.

Durante o período, todos os participantes do estudo receberam a medicação necessária para tratamento de problemas cardiovasculares, mas somente metade foi convidada a participar de sessões de meditação. Nesse grupo, a pressão arterial caiu significativamente.

6) Melhora da concentração

As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pela atenção ficam mais densas quando se medita. Além disso, pessoas que meditam com frequência demoram mais para sofrer a redução de tais áreas. Um estudante que medita, por exemplo, pode ter melhores notas e uma vida mais saudável. A conclusão é de pesquisadores de Harvard, Yale e MIT.

7) Fortalecimento do sistema imunológico

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia comprovou que a meditação contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. A pesquisa apontou que durante a meditação a enzima telomerase (relacionada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada.

Foram analisados 60 pacientes durante 3 meses: metade praticou a meditação; metade não. As taxas da telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas nas células do sistema imunológico dos voluntários que meditavam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *