5 dicas para envelhecer com qualidade de vida

Envelhecer faz parte da vida, todo mundo sabe. Apesar disso, poucas são as pessoas que se preparam para chegar na terceira idade de maneira saudável e ativa.

Falar em se preparar para o futuro que virá lá adiante pode parecer bobagem quando se tem 20 ou 30 e poucos anos. Acontece que a qualidade de vida nada mais é do que uma sequência de bons hábitos que ajudam a criar essa condição. Por isso, quanto mais cedo você começar a cuidar do seu corpo e da sua mente, melhor.

A boa notícia é que nunca é tarde para criar uma nova rotina e começar a se olhar com mais cuidado e carinho. Os efeitos da velhice são inevitáveis, é verdade, mas com a adoção de algumas dicas simples dá muito bem para passar por essa fase – ou ajudar alguém a encará-la – com mais leveza e alegria! ❤

Como envelhecer com qualidade de vida
1) Cuide do seu corpo

Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e beber bastante água podem parecer medidas muito básicas. Porém a manutenção de tais hábitos é ainda mais importante na terceira idade.

A atividade física irá fortalecer o coração, pulmões, ossos e músculos, além de preservar a capacidade cognitiva. A alimentação saudável colabora com a saúde cardiovascular, previne o ganho de peso e mantém em dia o funcionamento do intestino. Já a ingestão regular de água previne o risco de desidratação, uma vez que é comum sentirmos menos sede com o passar da idade.

2) Não fuja do médico

Ainda que você não esteja doente, é legal realizar consultas médicas com periodicidade. Mantenha uma lista com os check-ups anuais e não deixe de realizá-los.

Caso já esteja na terceira idade, uma consulta de rotina com o geriatra, a cada seis meses, pode ser uma boa oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de envelhecimento. Além disso, o profissional poderá recomendar exames para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer alteração que  venha a ocorrer.

3) Não se acomode

Não entre, jamais, na onda de achar que está “velha demais” para fazer atividades que sempre fizeram parte da sua rotina. Não existe limite de idade para voltar para a faculdade, ou para tentar um novo rumo na profissão, casar de novo ou frequentar este ou aquele lugar.

Além disso, manter certos hábitos pode ser a garantia de uma vida mais independente e ativa. Por exemplo, se você sempre dirigiu, não deixe de renovar a carteira de motorista por se achar muito velha. Caso prefira usar o transporte público, continue usando essa alternativa para se locomover enquanto sentir-se confortável. Se você sempre foi a pé ao mercado, para fazer compras, continue indo dessa forma e compre um carrinho de feira caso seja necessário para facilitar o transporte das sacolas.

4) Cultive sua vida social

Manter e cultivar as amizades é importante sempre, mas principalmente quando começamos a ficar mais velhos. É que a chegada da velhice pode ser um momento propício para o aparecimento da depressão. Seja em razão da saída dos filhos de casa, da perda de pessoas queridas ou até mesmo em função da aposentadoria.

Por essas e outras é que preservar a vida social é fundamental nessa fase. Caso esteja sentindo-se sozinha, busque praticar algum esporte em grupo, participar de grupos de viagens, fazer cursos ou simplesmente socializar com quem está próximo.

Uma outra dica legal é tentar lembrar das atividades que foram prazerosas em outros momentos da vida e voltar a praticá-las.

5) Encare o envelhecimento de frente

O fato de envelhecer nem sempre é algo fácil de aceitar, mas é importante encará-lo de frente e com coragem. É claro que as coisas mudam e que o corpo sente os efeitos do tempo. Por outro lado, esse também pode ser um período de novas experiências e até mesmo da realização de muitos sonhos.

Procure ficar próxima de quem faz bem para você e busque inspiração em pessoas que não deixaram o passar dos anos acabar com o otimismo e a alegria de viver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *