Ano novo, vida nova: 6 passos para realizar as metas da virada

Quem nunca aproveitou o final do ano e fez uma listinha, mesmo que mental, com vários objetivos que gostaria de realizar nos próximos 12 meses? E indo um pouco além, vai dizer que nunca aconteceu de chegar lá pelo mês de março e ver que aquela sua grande meta já foi por água abaixo?

Essa é uma situação tão comum que um estudo realizado nos Estados Unidos, e publicado na revista Diário de Psicologia Clínica, apontou que apenas 8% das pessoas realmente conseguem cumprir as resoluções de Ano Novo. E olha só que curioso, a pesquisa também concluiu que até o final de janeiro cerca de um terço das metas são abandonadas!

Mas e aí, será que a saída é deixar de fazer planos na virada? Claro que não! Traçar objetivos é super saudável e nos estimula a viver melhor! O grande truque é ficar de olho em alguns macetes que ajudam na realização das metas. Bora conferir as dicas e começar a planejar um 2019 pra lá de especial?

DICAS PARA REALIZAR AS METAS DE FINAL DE ANO
1) Resolva uma coisa por vez

De uma forma geral as metas giram em torno de hábitos. E tentar mudar vários hábitos de uma só vez costuma não dar muito certo. Então que tal deixar de lado aquela lista de sempre que contém uma infinidade de metas e concentrar-se em um ou dois objetivos por vez?

Por exemplo, você pode estipular que 2019 vai ser o ano em que irá organizar a sua vida financeira. Se tudo der certo, no final do próximo ano você terá adquirido um novo hábito e não terá mais que se preocupar com ele. Aí, pode ter certeza, vai ser mais fácil de se concentrar em outra meta em 2020.

2) Estipule metas possíveis

Uma dose de realidade é fundamental na hora de estipular uma resolução de ano novo. Só para ilustrar, será que ao invés de ter como meta ser fluente em inglês – sendo que você vive desistindo de frequentar o curso – não é mais racional definir que irá frequentar todas as aulas e se comprometer a dedicar um número específico de horas por semana para estudar o idioma em casa?

Pode ser que no final dos doze meses você não seja fluente ainda, mas certamente terá feito um grande avanço e saberá que fez o que estava ao seu alcance para atingir a meta. Sem falar, é claro, no hábito que você já desenvolveu de estudar.

3) Faça um plano

Pense nas seguintes metas: viajar para a Europa, emagrecer, praticar atividade física e ler mais. Será que adianta alguma coisa simplesmente listá-las assim em um papel? É bem provável que não.

Para aumentar as chances de sucesso com a sua resolução, elabore um plano para ela. Assim, se a sua meta é ler mais, anote quantos livros você quer ler no ano, depois divida a quantidade pelos meses e estipule em que momento irá dedicar-se à leitura. Você vai ler no ônibus a caminho do trabalho? Antes de dormir? No intervalo que sobra do almoço? Quanto mais detalhado for o seu plano, melhor!

4) Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia está aí para ajudar, não é mesmo? E existe uma série de aplicativos que foram desenvolvidos justamente para auxiliar na conquista dos mais diversos objetivos. Basta fazer uma pesquisa por “aplicativos para metas de ano novo” na internet para encontrá-los.

Outra forma de usar a tecnologia como aliada é registrar diariamente no Instagram os avanços ou a simples rotina em busca da meta. Além de aumentar a sua motivação, a prática ainda pode inspirar outras pessoas que buscam o mesmo ideal que você, já pensou que bacana?

5) Não confunda a meta com a forma de alcançá-la

Digamos que a sua meta é praticar atividade física e por isso você decidiu andar de bicicleta no final da tarde. Aí com o passar dos dias você parou de pedalar porque acaba saindo muito tarde do trabalho. Isso quer dizer que a sua meta já naufragou? Nem pensar! Analise outras formas de realizar seu objetivo (quem sabe matricular-se em uma academia ou pedalar pela manhã?) e bola pra frente!

6) Seja generosa consigo mesma

Como já falamos lá no início, as resoluções servem para nos inspirar a viver melhor. Por isso, ao final dos doze meses, seja gentil consigo mesma ao analisar seus avanços.

Lembre-se que algumas metas são mais difíceis que outras e demandam mais tempo. O seu objetivo era parar de fumar e você não conseguiu? Mas por outro lado, você diminuiu o consumo e uma carteira agora dura vários dias? Pois então, continue firme no seu objetivo, comemore o seu progresso e junte ele a todas as alegrias da chegada de um novo ano! ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *