7 dicas para fazer da atividade física um hábito

Para muita gente o ano só começa pra valer depois do carnaval. Por isso essa também costuma ser a época em que começamos a tirar nossos planos do papel.

Nesse sentido, a prática de atividade física é uma das campeãs na lista de metas. E a maior dificuldade nem é dar início aos exercícios, mas manter a disciplina e não voltar para o sedentarismo depois de poucas semanas.

Para ajudar quem está tentando inserir a atividade física no dia a dia, selecionamos algumas dicas que auxiliam na formação desse hábito tão saudável. Confira quais são elas e não esqueça de compartilhar conosco, nos comentários, aquele truque esperto para fazer dos exercícios físicos uma gostosa rotina!

Como fazer da atividade física um hábito
1) Escolha uma atividade que você gosta

Pode parecer óbvio mas, para não desistir depois de algumas semanas, é fundamental que você escolha um esporte que lhe dê prazer.

Dessa forma, não há razão para insistir em um treino tradicional de musculação se essa é uma coisa que você detesta. Melhor seria pensar em uma outra atividade física que também trabalhe os músculos, como o Crossfit, por exemplo. Também não faz sentido investir em uma esteira se a sua preferência é por caminhar ao ar livre.

Se tiver muita dificuldade na escolha, pense nos esportes que curtia quando era criança. Esse pode ser um bom caminho para encontrar um exercício que você realmente goste.

2) Priorize locais próximos para a prática

Não adianta se iludir. Aquela academia que fica um pouco mais longe da sua casa, ou do trabalho, pode até ser mais barata do que aquela que está alí bem pertinho de você. Mas naqueles dias de preguiça, “matar” o treino será uma opção ainda mais tentadora se você tiver que pegar um ônibus ou andar muitas quadras para chegar ao local onde pratica a atividade.

3) Tente criar uma disciplina de dias e horários

O nosso cérebro gosta de rotina. Isso significa que quanto mais disciplina você colocar na prática de uma atividade – estabelecendo horários e dias determinados para realizá-la – mais fácil será para a sua mente encarar o exercício como um hábito.

Alguns estudos sugerem que leva em média 66 dias para alguém adquirir um novo hábito, ou seja, começar a fazer de maneira automática algo que antes não era costume. Então, que tal se comprometer por pelo menos dois meses e ver o que acontece?

4) Opte por roupas apropriadas (e que você curta)

Não é obrigatório usar a última tendência nem ter mil modelitos diferentes para praticar uma atividade física. Mas vestir aquela peça que você não gosta muito e que, por isso mesmo, deixou para “gastar” no esporte, também não ajuda.

Além de optar por roupas que facilitem os movimentos e permitam a transpiração, é importante também que elas façam você se sentir bem e bonita. Não precisa comprar tudo novo, nem montar uma infinidade de looks, mas vale gastar um tempinho para pensar em um visual bacana e que vai dar um “up” na vontade de ir para a academia ou para o parque.

5) Vá com calma

Pode até ser que você esteja super empolgada e com vontade de dar todo o gás na prática de atividade física. Mas é melhor ir com calma.

É normal que nas primeiras semanas você queira fazer todas as aulas da academia, ou encarar um treino todos os dias, mas as chances de ficar exausta e desistir depois do primeiro mês são bem grandes. Que tal começar com três vezes por semana e ir aumentando com o tempo, conforme achar necessário e se sentir mais confortável?

6) Crie recompensas mentais

Para acostumar o seu cérebro a encarar a atividade física como algo bacana, crie pequenas recompensas pós-exercício. Pode ser aquela comidinha saudável que você adora, um suco super delicioso ou ainda um banho morno bem demorado. Enfim, são pequenos prazeres que, se associados à prática do esporte, podem ajudar na construção do hábito de se exercitar.

7) Fique atenta às sensações (e dê tempo ao tempo)

A prática de atividade física traz benefícios a longo e a curto prazo, e é legal prestar atenção em cada pequena mudança. É provável que logo nos primeiros dias você perceba que está dormindo melhor e tenha um aumento de disposição para realizar as tarefas cotidianas, além de outros benefícios que irão estimular você ainda mais a praticar exercícios físicos.

Por outro lado, o emagrecimento e a melhora do tônus muscular e do condicionamento físico podem demorar um pouquinho mais para aparecer. Por isso, tenha paciência e seja persistente. E não se surpreenda se, com o tempo, você perceber que a alegria e a melhora do humor, proporcionadas pelo exercício, talvez sejam as melhores recompensas da atividade física!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *