7 dicas para ler mais e fazer da leitura um hábito

Os benefícios que a leitura traz para a nossa vida são tantos que vira e mexe a gente se pergunta o porquê de não lermos com mais frequência.

Além de aumentar as conexões neurais, fazendo com que o nosso cérebro funcione melhor, a leitura também estimula a criatividade e ajuda a desenvolver o senso crítico, entre outras tantas vantagens. Ou seja, ler é tudo de bom!

É claro que ler demanda tempo, mas com um pouquinho de planejamento e algumas dicas espertas, dá sim para fazer da leitura um hábito! Quer saber como? Vem com a gente!

COMO LER MAIS E CRIAR O HÁBITO DA LEITURA
1) Estabeleça uma rotina favorável

Não adianta, o nosso cérebro adora uma rotina e cada vez que estabelecemos uma, fica mais fácil de incorporar um hábito. Assim, identifique os períodos do dia em que você tem mais disposição para se dedicar à leitura e use eles para ler, mesmo que poucas páginas, diariamente.

O importante aqui é identificar o momento mais favorável. É certo que muitas pessoas gostam de ler antes de dormir, mas se você já deita morrendo de sono talvez seja o caso de estabelecer outra rotina, como ler umas páginas logo que chegar em casa – o que também pode ser ótimo para relaxar, não é mesmo?

2) Comece devagar

Se faz muito tempo que você não se dedica à leitura, retomar esse hábito pode ser um pouquinho difícil no início. Por isso, vá devagar. Que tal se comprometer a ler todo dia pelo menos dez páginas? Pode parecer pouco, mas é melhor do que exagerar logo de saída e acabar desistindo depois por cansaço.

3) Escolha um gênero que você gosta

Parece óbvio, mas quem nunca “se forçou” a ler um livro apenas porque todo mundo recomendou? Ou por ser um clássico? Ou por estar na lista dos mais vendidos?

Lembre-se que a leitura é algo que tem que ser prazeroso para você e mais ninguém. Se você adora ler biografias, não há nada que lhe obrigue a encarar ficções. Da mesma forma, se a poesia não é a sua praia, não insista nela, ao menos não nesse momento em que você está tentando incorporar o hábito da leitura em sua vida.

E o mais importante: não tenha receio de desistir de um livro que não está sendo legal. Afinal, a vida é muito curta para ler livros ruins.

4) Crie um ambiente aconchegante

Criar um cantinho aconchegante, com luz apropriada e que seja confortável vai fazer toda a diferença na sua vontade de se dedicar à leitura.

Outra dica que ajuda é deixar os livros à mostra. Ao invés de guardar na gaveta o livro que você está lendo, deixe-o sobre a mesa de cabeceira. Assim você vai lembrar sempre daquele compromisso com a leitura.

5) Tenha um livro de bolso

Sabe quando você está na fila do banco e o tempo não passa? Ou quando aquela consulta médica está atrasada? Vai dizer que você não acaba ocupando esse tempo para mexer no celular em busca de coisa nenhuma? E que tal começar a preencher esses momentos com algumas páginas de leitura?  Por essas e outras é que vale a pena carregar sempre um pocket book – aquele livro em formato que cabe no bolso – para ocupar o tempo livre.

6) Use a tecnologia a favor da leitura

Assim como tem gente que não consegue ler livros em formatos digitais, tem quem diga que conseguiu aumentar a frequência de leitura com os chamados leitores digitais, como o Kindle por exemplo.

Um leitor digital nada mais é do que um dispositivo, semelhante a um tablet, que é capaz de armazenar milhares de e-books. Se você tem uma quedinha por tecnologia, talvez possa ser uma boa opção para tornar a leitura mais prática e dinâmica.

Outra dica que ajuda é deixar os livros à mostra. Ao invés de guardar na gaveta o livro que você está lendo, deixe-o sobre a mesa de cabeceira. Assim você vai lembrar sempre daquele compromisso com a leitura.

7) Participe de um clube do livro

Poder compartilhar as impressões sobre um livro pode ser até mais prazeroso do que a leitura em si. E quem concorda com essa afirmação pode se sentir ainda mais motivado pela literatura ao participar de um clube do livro.

Procure se informar sobre clubes que já existem na sua cidade ou, quem sabe, crie o seu próprio! Afinal, para montar um clube do livro basta reunir um grupo de pessoas que tenham lido o mesmo livro e estejam afim de falar sobre a obra. Quem sabe se você convidar os seus amigos, e se eles convidarem outros amigos, não dá para montar um grupo super bacana?

Outra hipótese é participar de redes sociais criadas especialmente para reunir leitores. Nesse sentido, o Skoob e o GoodReads são alguns dos sites mais populares da categoria e permitem a troca de ideias sobre as obras, a criação de metas de leitura e muito mais!

Viu como ler pode ser algo muito mais divertido do que a maioria de nós imagina? Você cultiva esse hábito na sua vida? Tem alguma dica para quem quer ler mais? E o seu livro preferido, qual é? Conta tudo pra gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *