Você sabe como prevenir a dor de garganta?

O outono é considerado por muitos como a estação mais bonita do ano. Além da luz do sol que parece ganhar cores ainda mais lindas, aquela sensação de “nem frio nem calor” é a favorita de quem não gosta de extremos.

Por outro lado a meia-estação, assim como o inverno, é também conhecida como aquela época do ano em que as dores de garganta incomodam mais do que nunca. E pode ter certeza que não é uma simples coincidência: é que as mudanças bruscas de temperatura prejudicam a mucosa respiratória e baixam a nossa imunidade, facilitando o ataque de vírus e bactérias e favorecem o surgimento de irritações.

Assim, se essa dor chatinha costuma pegar você nessa época do ano, vale conferir as dicas que selecionamos para amenizar os sintomas e até mesmo manter a dor de garganta bem longe! Curtiu a ideia? Então vem com a gente! ????

DE QUE TIPO É A SUA DOR DE GARGANTA?

De uma forma geral podemos dividir as dores de garganta em três tipos, de acordo com as suas causas. Assim, temos as que são derivadas de infecções virais (como as que surgem durante uma gripe), de infecções bacterianas (como as decorrentes de faringites e amigdalites, embora estas inflamações também possam ser virais) e de irritações e lesões diversas (como as consequentes do tabagismo e da poluição).

Independente do fator que causou a dor de garganta é importante ficar de olho caso os sintomas persistam. Se o incômodo não desaparecer em uma semana é legal procurar atendimento médico para investigar as causas da dor e realizar o tratamento adequado.

6 DICAS PARA PREVENIR A DOR DE GARGANTA

1) O costume de lavar as mãos é super eficaz para reduzir o contágio por vírus e bactérias que podem causar a dor de garganta. Além de colocar esse hábito na sua rotina vale também conferir as dicas de como usar o Álcool em Gel e reforçar ainda mais a proteção;

2) Se a sua dor de garganta é causada por agentes irritantes, como cigarro ou ar-condicionado, a saída é ficar longe deles. No caso de dores causadas por ar muito seco, investir em um umidificador de ar pode ser uma boa solução;

3) Além do cigarro e da poluição, o consumo excessivo de álcool e de alimentos ácidos também pode agravar – ou até mesmo causar – dores de garganta. Assim, procure evitar tais substâncias, principalmente durante os momentos de crise;

4) O ato de respirar pela boca também pode ser responsável pelas dores, uma vez que uma das funções do nariz é justamente aquecer e filtrar o ar antes que ele chegue na garganta. Por isso, procure manter o nariz desobstruído através do uso de descongestionantes receitados pelo seu médico;

5) Nos dias de temperaturas mais baixas, proteja a garganta usando um lenço ou cachecol, principalmente ao sair de casa. A ideia é minimizar o impacto da mudança brusca de temperatura;

6) Nas estações mais frias é normal descuidarmos da hidratação e bebermos menos água. O problema é que a desidratação costuma agravar os quadros de dor de garganta. Portanto, ter aquela garrafinha de água sempre por perto e reforçar a hidratação com chás é uma super dica para ficar quentinha e ainda cuidar da saúde da garganta.

COMO TRATAR A DOR DE GARGANTA

Como uma dor de garganta pode ter diversas causas, o tratamento vai depender do diagnóstico feito pelo seu médico. Evite a automedicação e siga sempre a orientação do profissional habilitado.

Já em relação aos sintomas, você pode buscar alívio através de tratamentos naturais, como chás e sprays. Os produtos da linha Revimel da Farmácias Associadas, por exemplo, são elaborados à base de mel e de produtos naturais, contêm vitaminas B1, B2, B6 e C e nenhuma adição de açúcar. Lembre-se apenas de não administrá-los a crianças menores de um ano.

Revimel Composto de Mel com Extrato de Própolis, sabor Guaco, Gengibre e Agrião e Revimel Spray – Composto de Mel com Extrato de Própolis (disponível nos sabores Gengibre e Malva, Eucalipto e Menta) | À venda nas Farmácias Associadas.

E você, já usou o Revimel da Farmácias Associadas? Como você faz para prevenir as dores de garganta? Já separou aquele cachecol quentinho para se proteger nos dias mais frios? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *