7 benefícios do ômega 3 que vão surpreender você

É difícil encontrar quem ainda não tenha ouvido falar em ômega 3. Afinal esse nome costuma aparecer com frequência entre as recomendações dos médicos e também dos nutricionistas.

Motivos para tamanha popularidade não faltam. É que o ômega 3 é capaz de oferecer benefícios que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Incrível, não é mesmo? Então vem com a gente para descobrir tudo o que esse verdadeiro “protetor das células” tem de bom para oferecer!

O QUE É O ÔMEGA 3

De uma forma bem resumida pode-se dizer que o ômega 3 é um tipo de gordura, chamada de ácido graxo, que é essencial para o nosso organismo desenvolver diversas atividades. Como o nosso corpo não produz esse óleo, precisamos buscá-lo na natureza, seja através da ingestão de peixes ou de outros alimentos que sejam ricos em tal substância.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3
1) Previne doenças cardíacas

O EPA e o DHA, ácidos graxos presentes no ômega 3, ajudam a estabilizar os batimentos cardíacos, além de reduzir a pressão arterial, melhorar o fluxo sanguíneo e evitar a formação de coágulos nas artérias.

2) Melhora taxas de colesterol

Os benefícios do ômega 3 estendem-se não só a diminuir o colesterol LDL (considerado ruim) como também a aumentar os números do HDL (conhecido como bom).

3) Atua como anti-inflamatório

Estudos indicam que o ácido graxo eleva a concentração de substâncias com efeito anti-inflamatório. Assim, ele pode ser eficaz no combate às inflamações das articulações, a exemplo da artrite reumatóide, e auxiliar também no tratamento de lúpus e psoríase.

4) É essencial para a função cognitiva

Nosso cérebro é também composto por DHA e quando esse ácido graxo é deficiente podemos ter perda da função cognitiva ou, no caso das crianças, um atraso no desenvolvimento neurológico.

5) Ameniza a depressão

O ômega 3 tem papel importante na manutenção dos níveis do neurotransmissor dopamina, além de estimular o crescimento neuronal no córtex frontal e melhorar o fluxo sanguíneo na região.

6) Auxilia a perda de peso

A inflamação crônica pode causar uma alteração nos mecanismos de controle da fome e da saciedade, estimulando a liberação de hormônios que aumentam o apetite. Assim, como o ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias, ele pode também auxiliar nesse aspecto da perda de peso.

7) Fortalece o sistema imunológico

O ômega 3 também tem sido indicado para recuperação pós-treino e no combate aos radicais livres. Além de melhorar as funções do sistema imunológico, a substância também é eficaz no alívio de inflamações causadas pelos exercícios.

QUAIS SÃO AS FONTES DE ÔMEGA 3 

Não há dúvida de que os peixes são os alimentos mais ricos em ômega 3, especialmente se considerarmos o atum, o salmão, o bacalhau e a sardinha. Entretanto, eles não são as suas únicas fontes.

Também é possível encontrar a substância em alimentos como oleaginosas (nozes, pistaches, avelãs e amêndoas), arroz selvagem, óleo de canola, linhaça, chia e couve.

Além disso, ainda pode ser feita a suplementação através de cápsulas, desde é claro que prescrita por um médico ou profissional de saúde habilitado. Nas Farmácias Associadas, por exemplo, você encontra o Santo Hábito Ômega 3, um suplemento livre de metais pesados e que contém em sua composição EPA e DHA, dois importantes ácidos graxos que fazem parte do conjunto de gorduras que compõe o ômega 3.

Santo Hábito Ômega 3 | À venda nas Farmácias Associadas

E você, já faz uso do ômega 3? E os benefícios, você já conhecia todos? Conta pra gente, nos comentários, qual é a sua forma preferida de consumir o ômega 3!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *