Como cuidar da pele do bebê: 5 dicas para prevenir assaduras

Comuns nos primeiros anos de vida do bebê, as assaduras são motivo de dor de cabeça para as mamães e papais. Pois mesmo com todo cuidado e carinho, muitas vezes esse probleminha chato insiste em aparecer e deixa os pequenos agitados, prejudicando o sono e a alimentação.

Também conhecida por dermatite da fralda, a assadura pode ser decorrência de alguma circunstância simples de ser resolvida, como a frequência de troca de fraldas. Dessa forma, reunimos algumas dicas que podem ajudar no tratamento e também na prevenção de assaduras!

Confira as informações que selecionamos e, ao final, conta pra gente como você lida com as assaduras do bebê. Elas costumam atrapalhar a vida do seu pequeno? Você tem algum truque para evitá-las? Compartilhe sua experiência nos comentários!

O QUE SÃO ASSADURAS?

Antes de falarmos sobre como prevenir as assaduras, nada melhor do que entendermos como elas surgem e quais são as suas características, não é mesmo? Então vamos lá: as assaduras são reações inflamatórias da pele desencadeadas pelo contato com resíduos de urina ou fezes ou simplesmente pela umidade e calor que favorecem a ação de fungos e bactérias.

A assadura costuma gerar vermelhidão e irritação na pele, mas também pode evoluir para descamações, erupções e sangramentos, principalmente quando for acompanhada da incidência de fungos.

COMO PREVENIR ASSADURAS
1) Faça a higiene com água morna e algodão

Como vimos, a higiene é parte fundamental para garantir a saúde da pele do bebê. Por isso, o primeiro passo para prevenir assaduras é não descuidar da limpeza da derme. Ao fazer a troca de fraldas, limpe a pele da criança com algodão e água morna ao invés de usar lenços umedecidos. É que os lencinhos não conseguem retirar as impurezas por completo, portanto deixe para utilizá-los apenas em passeios ou em outras situações excepcionais.

2) Troque a fralda com frequência

Junto com a higiene correta, a troca frequente de fraldas está entre as dicas mais importantes para evitar assaduras nos bebês. O ideal é que a troca seja realizada pelo menos a cada três horas ou toda vez que a criança evacuar. Algumas fraldas indicadas para a noite conseguem manter a umidade longe da pele por mais tempo, mas é legal conversar com o médico pediatra e avaliar se é possível pular a troca da noite.

3) Deixe o bebê sem fralda por alguns minutos

Já percebeu como a pele do bumbum e das coxas do bebê são as áreas mais atingidas pelas assaduras? Isso acontece porque o constante contato da pele com a fralda resulta em um ambiente quente e úmido, que por sua vez é ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Assim, procure deixar a criança sem fralda por cerca de dois minutos após a troca para que a pele possa respirar um pouco.

4) Use um creme preventivo

Independente do bebê já ter assaduras ou não, passe um creme preventivo após cada troca, na pele já limpa. Os cremes para assaduras formam uma barreira protetora que impede a contaminação. Ao aplicar, lembre-se de passar uma camada bem fina. Caso o produto seja aplicado em quantidade exagerada a pele pode ter dificuldades de respirar, o que aumenta as chances de irritação.

Creme Para Prevenção de Assaduras Revitart Baby | À vendas nas Farmácias Associadas

 

Nas Farmácias Associadas você encontra o Creme Para Prevenção de Assaduras Revitart Baby. Além de ajudar a prevenir assaduras, o produto é hipoalergênico, ou seja, ideal para a pele delicada do bebê!

5) Preste atenção na alimentação

Os primeiros alimentos sólidos ingeridos pelo bebê podem mudar a consistência das fezes e a quantidade de urina, favorecendo o aparecimento de assaduras. Além disso, alguns alimentos podem deixar os excrementos mais ácidos, causando maior irritação quando em contato com a pele da criança.

O ideal é introduzir aos poucos as novidades no cardápio infantil e analisar as consequências de cada alimento no comportamento do bebê. O mesmo cuidado deve ser tomado com a alimentação da mãe que amamenta.

ASSADURAS PODEM EXIGIR TRATAMENTO ESPECÍFICO

Mesmo que você siga os cuidados que recomendamos aqui, ainda assim as assaduras podem persistir. Nesse caso, consulte o médico pediatra para investigar o problema a fundo. Pode ser, por exemplo, que seja necessário o uso de alguma pomada específica para derrotar o micro-organismo que está causando a infecção.

Embora muitas vezes seja preciso um pouco de paciência para descobrir a causa das assaduras, o tratamento costuma ser rápido e eficaz! ????