9 dicas de apps e sites para planejar (e curtir) uma viagem

Viagem é aquela coisa: quanto mais cedo você se programa maiores são as chances de conseguir passagens com bons preços e ótimas opções de hospedagem. E se você está pensando em viajar no final de ano ou ainda nas férias de verão, a hora de começar a pelo menos pensar no destino é agora!

E o mais legal é que existe uma série de sites e aplicativos gratuitos que tornam o planejamento de uma viagem muito mais fácil! Confira a nossa listinha de sugestões e prepare-se para embarcar na sua próxima aventura!

 

SITES E APPS ÚTEIS PARA ORGANIZAR UMA VIAGEM
1) Para escolher para onde ir

Se a sua ideia é escolher o destino de acordo com o dinheiro que você tem disponível, o site Quanto Custa Viajar pode ser uma mão na roda. A ferramenta oferece todas as informações para quem pretende fazer um levantamento médio de custos.

Basta escolher o destino que a calculadora online simula os gastos com passagens, hospedagem, alimentação e atrações, tudo de acordo com os dias que o usuário pretende ficar na cidade. Outra opção é informar o valor que você pretende gastar e deixar o site sugerir destinos que cabem no orçamento.

2) Para pesquisar passagens (aéreas ou não)

Para pesquisar passagens aéreas não faltam opções. O Google Flights, por exemplo, é um dos sites que têm feito bastante sucesso e que permite organizar a pesquisa pelo número de escalas, preço, companhia aérea e/ou duração da viagem.

 

 

Também vale a pena experimentar o Skyscanner – que permite escolher as melhores épocas para voar a um destino com a opção “mês mais barato” – e o Voopter, cujo diferencial é a opção de selecionar diversos dias de ida e de volta para encontrar a combinação mais econômica.

E se viajar de avião não está nos seus planos, o Rome2Rio compara todos os meios de transporte possíveis (ônibus, carro, trem, etc.) e indica qual é a melhor alternativa.

3) Para reservar hospedagem

Se a ideia é ficar em um hotel, pousada ou hostel, os sites Booking e Trivago são ótimos para comparar preços. Basta inserir o destino e as datas para ter acesso a uma lista com várias opções de hospedagem e muitas vezes com ofertas bem atraentes.

Já o Airbnb é a escolha perfeita para quem pretende alugar um quarto, casa ou apartamento por temporada. Além de oferecer preços muitas vezes mais em conta na comparação com um hotel, esse tipo de acomodação em geral oferece estrutura para o hóspede preparar suas próprias refeições, o que pode deixar uma viagem bem mais econômica.

4) Para fazer a mala

Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas sim, já existe aplicativo que auxilia na hora de arrumar a mochila! O PackPoint é um app que ajuda a fazer a mala levando em consideração o destino, a duração da estadia, a data de chegada, as atividades que serão realizadas e outras informações. Ah, e tudo é calculado com a ajuda da previsão do tempo.

Assim é possível escolher o que levar na mala de uma maneira muito mais rápida e sem ficar com aquela preocupação de estar esquecendo alguma coisa.

5) Para encontrar o que fazer no destino

Viajar é uma delícia, mas às vezes pesquisar pontos turísticos, restaurantes e demais opções de lazer pode ser bem cansativo. Aplicativos como o TripAdvisor e Yelp reúnem sugestões de atrações em diversos destinos, além das respectivas avaliações.

Agora, se você busca uma ferramenta um pouco mais completa, experimente o Sygic Travel. O aplicativo é ótimo para organizar todos os detalhes do roteiro da viagem. Basta inserir as datas, o destino e o local de hospedagem que o serviço sugere diversos tipos de atrações.

6) Para conversão de moedas

XE é um aplicativo que faz a conversão de moedas de uma forma simples e rápida. Já o Melhor Câmbio indica as casas de câmbio próximas que oferecem a melhor cotação.

7) Para se localizar e se comunicar

Embora sejam aplicativos bem populares, tanto o Google Maps quanto o Google Tradutor possuem funcionalidades que nem todo mundo lembra de usar quanto está viajando.

O Google Maps, por exemplo, permite que você faça o download do mapa do destino para ter acesso offline. Assim, se você ficar sem internet, ao menos garante o acesso às rotas e direções dos lugares que pretende visitar. Aliás, outra funcionalidade bem útil do aplicativo é a possibilidade de criar uma lista dos locais de seu interesse.

Já o Google Tradutor, além da função básica de traduzir qualquer texto que você digita, também tem um recurso que permite apontar para uma imagem e ver a tradução do que está escrito nela. Pode parecer bobagem, mas basta pensar em lugares que não usam o alfabeto latino para perceber a utilidade da ferramenta.

Agora que chegamos ao fim das sugestões de sites e aplicativos, vai dizer que não bateu aquela vontade de começar a planejar a sua próxima viagem? Você já tem algum destino em mente? Costuma utilizar algum aplicativo ou site que ajuda no planejamento? Conta tudo pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *