Como apoiar emocionalmente uma pessoa com câncer?

Apesar de muitos tipos de câncer possuírem cura ou possibilitarem tratamentos que proporcionam qualidade de vida por muitos anos, receber o diagnóstico da doença não é nada fácil. E isso vale tanto para o paciente quanto para seus familiares e amigos.

Afinal, como podemos apoiar uma pessoa que foi diagnosticada com câncer? Será que estimular a positividade pode ser um bom caminho? Ou o melhor é não falar muito sobre a doença? As dúvidas são tantas que muitas vezes as pessoas próximas não saber o que dizer e, por medo de fazer algum comentário inapropriado, acabam tomando a atitude equivocada de evitar o paciente por completo.

Por mais que você não saiba como lidar com a situação, tenha em mente que o afastamento pode ser ainda mais doloroso para o seu familiar ou amigo que luta contra a doença. Por essa razão é que pensamos na proximidade do dia 27 de novembro, que marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer, para sugerir formas de apoiar emocionalmente os pacientes com câncer. Confira quais são as dicas de abordagem e veja como se preparar melhor para este momento de suporte e acolhimento.

9 SUGESTÕES DE COMO APOIAR ALGUÉM COM CÂNCER
1) Disponha-se primeiro a escutar

Na maioria das vezes uma pessoa com câncer precisa apenas de alguém que a escute. Por isso procure primeiro se colocar à disposição como ouvinte. Deixe que o paciente exponha seus medos, que decida o quê e o quanto quer compartilhar, e qual é o melhor momento momento para fazê-lo.

2) Lembre-se de que nem tudo é sobre a doença

Ainda que a pessoa que está enfrentando o câncer queira falar sobre a doença, provavelmente ela também tem vontade de conversar sobre outros assuntos. Assim, traga outras questões do cotidiano para a conversa, como aquela série nova que está fazendo o maior sucesso ou aquele último jogo de futebol da rodada.

3) Esqueça  o que você acha que sabe sobre o câncer

Certamente você deve conhecer outras pessoas que também tiveram (ou têm) câncer. Nesse caso, vale o lembrete de que nem todos os tipos de câncer são iguais e que cada indivíduo lida com a doença de forma diferente. Então evite fazer comparações com o diagnóstico de outras pessoas ou compartilhar links e notícias sobre novos tratamentos ou medicamentos. Tais atitudes podem fazer com que o paciente crie expectativas que não têm nada a ver com as peculiaridades do próprio quadro clínico.

Procure também evitar frases como “eu sei pelo que você está passando”. Pois mesmo que você tenha passado por um câncer, o alerta é o mesmo: cada caso é um caso, e até o mesmo tipo de câncer pode afetar os indivíduos de forma diferente.

4) Pegue leve nos conselhos

Na maioria dos casos o médico que acompanha o paciente já o aconselha sobre como lidar melhor com a doença. Por isso, o que o seu amigo ou familiar provavelmente espera de você não são conselhos, mas sim força para seguir em frente. Diga apenas que você está alí para segurar a barra junto e que ele pode contar você. 

5) Esteja atento

Algumas pessoas não se sentem confortáveis para pedir ajudar. Portanto, fique atento às palavras e expressões corporais. Indivíduos que são muito ativos, por exemplo, não gostam de depender dos outros para fazer as coisas, então não hesite em oferecer ajuda ou perguntar se a pessoa está precisando de algo.

Outro ponto que é importante ressaltar é que o paciente também pode não saber como lidar com a doença e com sentimentos como frustração e impotência. Então não leve certas reações para o lado pessoal, nem acumule mágoa se o seu familiar ou amigo for rude ou manifestar tendências ao isolamento. Coloque-se à disposição mas não insista, talvez a pessoa realmente precise de um tempo sozinha para processar a situação.

6) Aposte nos pequenos gestos

Caso o paciente não queira se abrir sobre a doença ou manifeste o desejo de ficar sozinho, faça-se presente através de pequenos gestos. Fazer uma visita rápida só para entregar uma revista que a pessoa gosta ou deixar um lanchinho gostoso pode significar mais do que você imagina.

7) Seja leve

Troque o discurso motivacional pela leveza. Ou seja, deixe de lado aquelas frases como “vai dar tudo certo”, “você tem que lutar” ou “eu sei que você vai vencer”, e procure ajudar a deixar o ambiente mais leve. Isso significa evitar falar o tempo inteiro sobre notícias pesadas ou coisas ruins que estão acontecendo no mundo.

8) Respeite as decisões do paciente

Você pode até não concordar com elas, mas o fato é que as decisões sobre tratamento cabem ao paciente. Se a sua opinião não foi solicitada sobre esse aspecto, não insista e respeite o que foi decidido. A pessoa que enfrenta um câncer muitas vezes perde o controle de várias coisas na vida, então deixe que ao menos ela possa decidir como quer lidar com a doença do ponto de vista clínico.

9) Busque se fortalecer

Prestar apoio emocional a um paciente com câncer e ter ao mesmo tempo que lidar com os próprios sentimentos é uma situação difícil. Por isso você também precisa se cuidar e desabafar com alguém que não seja a pessoa que está enfrentando a doença. Procure um amigo, familiar ou até mesmo um profissional caso ache necessário.

Ao compreender seus próprios sentimentos em relação à situação, você estará ciente de como suas experiências podem afetar suas reações. Assim você terá condições de lidar melhor com tudo e estará mais tranquila para ficar ao lado de quem mais precisa de você neste momento. Afinal, quem cuida também precisa se cuidar. ????


* Com informações de Instituto Oncoguia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *