Saúde da pele: conheça os alimentos que aceleram o bronzeado

Você já ouviu falar que comer cenoura, ou algum outro alimento específico, é bom para manter o bronzeado da pele? E aí, será que é verdade ou mito?

Pois saiba que a recomendação tem fundamento sim. A alimentação tem influência em vários aspectos do funcionamento do nosso organismo e com o processo de bronzeamento não é diferente. É que determinados alimentos possuem propriedades que estimulam a produção de melanina e de outras substâncias que ajudam a conquistar (e manter) aquela cor tão desejada.


Veja abaixo quais são os alimentos que podem dar aquela forcinha extra para o seu bronze e não deixe de conferir também os cuidados adicionais para manter a saúde e a beleza da pele no verão.

 

ALIMENTOS QUE AUXILIAM O BRONZEAMENTO

Antes de conferir as dicas de alimentação para acelerar e manter o bronzeado, lembre-se que os alimentos devem ser consumidos uma semana antes da exposição ao sol para que já comecem a agir no organismo. ????

1) Para acelerar o bronzeado

Alimentos que contém vitamina A betacaroteno estimulam a produção de melanina, que é responsável pelo processo de bronzeamento da pele. Assim, aposte no consumo de abóbora, acerola, beterraba, cenoura, mamão e folhas verdes escuras como agrião, couve e rúcula. Acrescente também alimentos ricos em ômega 3, como quinoa ou nozes, pois auxiliam na absorção do betacaroteno pelo organismo.

2) Para reforçar a proteção

Por sua vez, os alimentos ricos em licopeno ajudam a proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Neste grupo temos beterraba, goiaba, melancia, morango, pimentão vermelho e tomate.

vitamina E e o selênio também auxiliam a prevenir os efeitos nocivos da radiação. Podemos encontrar esses nutrientes no alho, na castanha do pará e no repolho.

3) Para manter a cor

vitamina C tem um papel importante na hidratação da pele e por isso auxilia a prolongar o bronzeado. Entre os alimentos que possuem boa concentração dessa vitamina temos acerola, laranja, melão, pêssego e vegetais como brócolis e pimentão.

OUTROS CUIDADOS PARA UM BRONZEADO SAUDÁVEL 

– Para conquistar um bronzeado duradouro e manter a pele bonita, a cautela começa ainda antes de se expor ao sol: é preciso evitar os horários de maior radiação solar (entre as 10h e 16h), controlar o tempo de exposição (o ideal é não permanecer no sol por mais de 60 minutos) e caprichar na aplicação do protetor solar.

– Protetores com FPS (Fator de Proteção Solar) a partir de 30 são os ideais. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol, e a reaplicação a cada duas horas. E na hora de escolher o seu protetor, experimente o Protetor FPS 30 Revitart Solar da Farmácias Associadas: o produto é dermatologicamente testado, possui vitamina E e ajuda a prevenir o fotoenvelhecimento.

Protetor FPS 30 Revitart Solar | À venda nas Farmácias Associadas

– Busque cuidar também da hidratação do organismo. Consuma no mínimo dois litros de água por dia e use e inclua também na dieta os sucos de fruta, a água de coco e os chás quentes ou gelados.

– Depois de um dia intenso de praia e piscina, capriche nos cuidados com a pele. Não tome banho com água muito quente, use um bom sabonete hidratante e se possível opte por um bálsamo pós-sol.

Bálsamo Pós-Sol Revitart Solar | À venda nas Farmácias Associadas

E então, preparada para curtir o verão e conquistar aquele super bronzeado? Conta pra gente nos comentários qual é a sua dica para aproveitar o sol e conservar a pele com aspecto saudável. E os alimentos, você já tinha conhecimento de que eles dão uma super ajuda no bronze? Compartilhe sua experiência conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.