Será que você é feminista e não sabe? Descubra aqui!

Estar juntas para o que der e vier é fazer parte das alegrias e também das lutas de ser mulher. É por isso que, no Mês da Mulher Farmácias Associadas, abordaremos aqui no blog diversos conteúdos relacionados ao empoderamento feminino. E nada mais apropriado do que começarmos essa série pelo feminismo, um movimento que traz em sua trajetória importantes conquistas para a sociedade.

Mais do que nunca o feminismo está em evidência. Seja nas redes sociais, nos programas de televisão ou nas conversas do dia a dia. Apesar da crescente popularidade, a definição de feminismo ainda desperta dúvidas e interpretações equivocadas. É que muitas vezes o conceito é associado a um movimento contra os homens ou que condena a feminilidade, quando na verdade não é bem por aí.

Pensando nisso, relacionamos aqui algumas ideias e atitudes que caracterizam o feminismo e que podem fazer você se identificar ou criar ainda mais ligação com esse importante movimento. Afinal, será que você é feminista e ainda não sabe? Vamos juntas nessa descoberta!

7 SINAIS DE QUE VOCÊ É FEMINISTA E TALVEZ NÃO SAIBA
1) Você acredita que mulheres enfrentam mais dificuldades na sociedade

Um dos primeiros sinais de que existe simpatia pela causa feminista é o entendimento de que as mulheres estão em situação desprivilegiada na sociedade. Dificuldades como violência, desrespeito e desvalorização no mercado de trabalho são alguns dos fatores que caracterizam o cenário de opressão que a mulher enfrenta.

2) Para você é óbvio que a mulher deve ter direito ao voto

O direito ao voto foi negado às mulheres no início das eras democráticas, em razão de uma organização sexista da política que mantinha o domínio nas mãos dos homens. As mulheres eram excluídas do cenário político com base na prerrogativa preconceituosa de que eram incapazes de atuar no meio.

Essa realidade motivou o surgimento do chamado movimento sufragista, uma campanha que marcou a primeira onda do feminismo e que buscava garantir às mulheres o direito ao voto. 

3) Você vê mais sentido em mulheres se apoiando do que competindo entre si

Você já ouviu falar em sororidade? Pois essa palavra, que pode soar um pouco estranha, significa justamente a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

4) Você gostaria de não se sentir pressionada pelos padrões estéticos

Ser feminista não significa que você não deve se depilar ou que não pode passar batom, pintar a unha ou se preocupar com o que veste. O que o feminismo defende é que a mulher tenha a possibilidade de escolha, que o ato de se maquiar, por exemplo, seja uma opção e não uma obrigação. A ideia é despertar na sociedade um olhar mais amplo, que valoriza a beleza de todas as mulheres e não um único padrão estereotipado de beleza.

5) Você pensa que a maternidade poderia ser encarada de outra forma

Uma das pautas centrais do feminismo é a quebra de estereótipos. E como tal, o movimento questiona aquela velha crença de que toda mulher é destinada a ser mãe. Ao mesmo tempo, o feminismo também fortalece a chamada maternidade real, que busca acabar com as idealizações e abrir um espaço para debater as dificuldades enfrentadas no período de gestação e desenvolvimento das crianças.

6) Você encara a liberdade como um bem precioso

Diversos exemplos de restrições de liberdade, ou julgamentos quando a mulher a exerce, ainda podem ser sentidos em nossas sociedade. Deixar de sair a noite por temor de sofrer alguma violência ou evitar usar determinada roupa por medo de assédio são algumas das situações que, infelizmente, ainda fazem parte da vida de muitas mulheres.

Diante de tais restrições, o feminismo atua questionando comportamentos e imposições sociais, no sentido de possibilitar que todas as mulheres exerçam sua liberdade no sentido mais amplo.

7) Você defende que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades

equidade de gênero é uma das principais bandeiras do feminismo. Isso significa que mulheres e homens são diferentes, mas as suas diferenças devem ser respeitadas no sentido de receberem tratamento equivalente na sociedade.

Agora que conseguimos refletir um pouquinho sobre como o feminismo atua para mudar a sociedade, conta pra gente o que você achou sobre as informações que trouxemos aqui. Você se identifica como feminista? Tem algum dado sobre o tema que gostaria de refletir conosco? Alguma vez você já sentiu que seus direitos foram restringidos pelo simples fato de ser mulher? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *