Como pintar o cabelo em casa: 9 truques para um bom resultado

Boa parte dos salões de beleza tiveram que fechar temporariamente suas portas devido à crise do coronavírus e por conta disso muita gente tem se aventurado por conta própria na hora de retocar os fios ou mesmo mudar a cor do cabelo.

Embora tingir os fios não seja um procedimento lá muito simples para quem ainda não tem experiência, a boa notícia é que com alguns cuidados básicos é possível sim pintar o cabelo em casa e chegar a um resultado bem bacana. Confira as dicas que selecionamos e veja como cuidar
das madeixas antes, durante e após a coloração. ????

9 DICAS PARA PINTAR O CABELO EM CASA
Cuidados antes de colorir
1) Programe um ciclo de hidratação

Quanto mais saudável estiver o seu cabelo, melhor será o resultado da coloração. Nesse sentido, um erro bastante comum é tratar os fios apenas após o procedimento químico. O ideal é que, uma ou duas semanas antes da aplicação, você faça uma hidratação bem bacana e prepare as madeixas para receber a tinta.

2) Compre os produtos certos

Além de investir em produtos de qualidade, é importante que você calcule a quantidade que será necessária para cobrir os fios. Já imaginou começar a aplicação e faltar tinta para cobrir todo o cabelo? Um sufoco, né? Para cabelos curtos uma caixinha costuma ser suficiente, enquanto que os longos podem exigir duas ou até três unidades do kit coloração.

Ah, e se você não tem muita certeza sobre a escolha da cor, opte por tons mais claros. Caso o resultado não fique como o esperado, depois é mais fácil de corrigir com uma coloração mais escura.

3) Faça o teste de sensibilidade

Mesmo que você já tenha utilizado o produto outras vezes, é indispensável fazer o teste de sensibilidade. Para isso, prepare uma pequena quantidade da coloração, como se fosse fazer uma aplicação, e com o auxílio de um cotonete aplique um pouco da substância atrás da orelha ou na parte interna do braço. Deixe secar e observe o resultado.

Caso você perceba algum tipo de anormalidade ou alergia na região do teste, o indicado é não usar essa tinta. Também chamado de teste de toque, esse procedimento deve ser realizado pelo menos 48 horas antes de pintar o cabelo.

4) Mantenha os fios limpos

Você já deve ter ouvido falar que a oleosidade ajuda a proteger o couro cabeludo. Entretanto, se o cabelo estiver muito sujo pode prejudicar a fixação da coloração e até mesmo comprometer o resultado. Portanto lave os fios um dia antes de pintar, utilizando um shampoo suave para retirar o excesso de oleosidade.

Cuidados durante a coloração
5) Comece pelo teste de mecha

Como o próprio nome dá a entender, o teste de mecha consiste em pintar apenas uma mechinha do cabelo antes de fazer a aplicação do produto por completo.

O legal é que isso permite que você veja exatamente com qual tom a tintura vai ficar no seu fio. Além disso, também possibilita observar se o cabelo vai ficar muito poroso ou quebradiço e, principalmente em casos de descolorações muito agressivas, se vai suportar o procedimento. Afinal, na pior das hipóteses, é melhor comprometer só uma mechinha do que o cabelo todo não é mesmo?

6) Proteja a pele de manchas indesejadas

Para que a pele ao redor dos cabelos não fique com aquelas manchas mais escuras, passe um creme hidratante no contorno do rosto e das orelhas, além da região da nuca que fica em torno do couro cabeludo.

7) Divida o cabelo para facilitar

Para que o processo de aplicação fique mais fácil, divida o cabelo em quatro partes (primeiro ao meio – esquerda e direita – e depois cada lado em superior e inferior).

Inicie a aplicação da raiz para as pontas. Comece pelas divisões da nuca e siga em direção à testa. Cuide para aplicar bem na parte de cima da cabeça. Massageie então o cabelo para espalhar a coloração de forma igual e garantir que todos os fios sejam tingidos.

É indispensável o uso de pincel e luvas para que você possa manusear os produtos com segurança. Depois basta esperar o tempo recomendado pelo fabricante e enxaguar.

Cuidados após a aplicação
8) Evite a água muito quente

Após a coloração o cabelo costuma ficar mais elástico e fragilizado. Então é importante evitar agressões como a água muito quente e o secador. Se for inevitável secar os fios, opte por utilizar o aparelho em temperaturas mais baixas.

9) Invista em produtos para cabelos coloridos

Os fios que passam por processos químicos precisam de reposição de nutrientes, por isso os shampoos, condicionadores e máscaras específicos para esse tipo de cabelo são os produtos mais indicados para manter a beleza das madeixas.

E então o que você achou das dicas para pintar o cabelo em casa? Você já costumava cuidar dos fios em casa ou é uma novidade na sua rotina? Conhece algum truque que pode ajudar? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *