Conheça 9 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

A ansiedade faz parte da vida de todos nós e, em certo nível, pode ser considerada saudável. Afinal, é ela que nos dá aquele empurrãozinho na hora de nos planejarmos para os imprevistos do cotidiano.

O problema é que às vezes a ansiedade pode aparecer em excesso e gerar preocupações além da conta. Nesses momentos é legal fazer uma pausa e procurar formas de acalmar corpo e mente, e a alimentação pode ser uma ótima ferramenta para isso. Muitos alimentos atuam na produção de substâncias como a serotonina e muitas outras, ajudando na melhora do humor e no combate aos sintomas da ansiedade.

Confira quais são os alimentos que podem reduzir a ansiedade e lembre-se que sintomas recorrentes exigem a análise de um especialista capaz de fazer um diagnóstico preciso e recomendar o melhor tratamento. Fique alerta e cuide-se com carinho.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER A ANSIEDADE
1. Castanha do pará

A castanha do pará é rica em selênio, nutriente que ajuda na melhora do humor. Além disso, esse elemento possui propriedades antioxidantes que são benéficas para o tratamento da ansiedade e atuam na prevenção de danos celulares.

Outro benefício das castanhas está na alta concentração de vitamina E. De acordo com alguns estudos, os baixos níveis dessa vitamina podem ser um fator de risco para a depressão.

Vale lembrar que outros alimentos – como amêndoas, cogumelo e soja – também são boas fontes de selênio e que o consumo desse nutriente deve ser moderado para evitar efeitos colaterais decorrentes do excesso. Por isso, principalmente em casos de suplementação, o ideal é consultar o médico para avaliar qual é a porção diária recomendada.

2. Semente de abóbora

A semente de abóbora é uma excelente fonte de potássio e pode ajudar a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. Ela também contém zinco, essencial para o desenvolvimento cerebral e nervoso. Como os locais de maior armazenamento de zinco no corpo estão nas regiões do cérebro envolvidas com as emoções, sabe-se que a deficiência desse mineral pode afetar negativamente o humor.

3. Peixes ricos em gordura

Por serem ricos em ômega 3, peixes como salmão, sardinha e truta, quando incluídos na alimentação, podem colaborar com a saúde mental. Os ácidos graxos presentes nos peixes ricos em gordura regulam os neurotransmissores, diminuem a inflamação e promovem a função cerebral saudável, podendo assim reduzir os níveis de ansiedade.

4. Ovos

Além de serem fonte de vitamina D e de proteína, os ovos também contêm triptofano, uma espécie de aminoácido que ajuda a criar a serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento e, de acordo com alguns estudos, é capaz de melhorar a função cerebral e aliviar a ansiedade.

5. Camomila

Quem nunca tomou um chá de camomila para ficar mais calmo? Mas será que é folclore ou funciona mesmo?

De acordo com estudo recentes, os flavonoides presentes na camomila realmente atuam no controle dos sintomas da ansiedade. O chá também possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes.

6. Chá verde

Para quem curte um chazinho, temos outra opção que ajuda a combater a ansiedade: o chá verde. Rico em teanina, um aminoácido que atua no controle dos transtornos de humor, o chá verde pode auxiliar na produção de serotonina e dopamina e trazer relaxamento, calma e redução da tensão.

7. Chocolate

O chocolate é fonte de flavonoides, que são substâncias capazes de reduzir a neuroinflamação, diminuir a morte celular no cérebro e melhorar o fluxo sanguíneo. E, assim como os ovos, o chocolate possui alto teor de triptofano, um ácido essencial para se criar a serotonina e aliviar a ansiedade.

Vale lembrar que, se consumido com moderação, o chocolate oferece outros benefícios também. A dica é conferir aqui no blog o post 5 benefícios do chocolate e os riscos do consumo em excesso.

8. Iogurte

Especialistas apontam que a inflamação crônica pode ser responsável pela ansiedade, estresse e depressão. E como produtos lácteos em geral produzem efeito anti-inflamatório no corpo, o iogurte pode sim ter um papel importante no combate aos sintomas da ansiedade.

9. Cúrcuma

A cúrcuma contém um nutriente chamado de curcumina, que pode ajudar a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, geralmente aumentado em pessoas que sofrem de transtornos do humor.

Apesar de não fazer parte da dieta tradicional brasileira, a cúrcuma pode ser adicionada em diversos pratos, pois não tem gosto forte.

Esperamos que essa listinha de alimentos possa ajudar você no controle da ansiedade. Você tem o hábito de consumir algum deles? Conhece algum outro alimento que costuma deixar você mais relaxada? Conta pra gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *