7 dicas para trocar a fralda do bebê com praticidade

Embora pareça uma questão banal, ideias sobre como tornar a troca de fralda mais dinâmica costumam despertar bastante interesse de mães e pais de crianças pequenas. Afinal durante os primeiros meses de vida os bebês usam cerca de oito a dez fraldas por dia. Dessa forma, quanto maior for o domínio do modo de troca, mais prática se torna a rotina do bebê.

É legal salientar que o mais importante a respeito da troca de fraldas é  garantir a higiene da criança e afastar as assaduras. Garantida essa condição, não existe um jeito certo ou errado na troca de fraldas, mas sim alguns truques que podem deixar o bebê mais calmo e o procedimento mais rápido.

Nesse sentido, selecionamos abaixo algumas dicas sobre como trocar a fralda com praticidade e eficiência. Confira quais são elas e veja como tornar esse momento mais fácil e até mesmo mais divertido para o bebê.

COMO TORNAR A TROCA DE FRALDA MAIS PRÁTICA

1) Defina um espaço específico para trocas em casa

Se for possível, tenha um móvel em casa específico para a troca de fralda. Melhor ainda se ele possuir gavetas e estiver posicionado em um local iluminado, calmo e arejado. Isso transmite tranquilidade para quem faz a troca e também para o bebê.

Prefira uma mesa ou móvel com apoio firme e que tenha a altura mínima necessária para que você possa manejar o bebê de forma confortável. Além disso, a base deve amparar a maior parte do corpo da criança. Caso opte por investir em um trocador, certifique-se de que possui um colchonete lavável.

É claro que na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos trocar a fralda no local específico e a própria cama acaba sendo uma opção. Nesse caso, evite colchas de tecido escorregadio e procure deixar o bebê afastado das beiradas.

2) Mantenha tudo por perto

Facilita bastante deixar tudo o que você precisa para a troca por perto: algodão, garrafa térmica com água morna, toalhinha para secar o bebê, fralda descartável, cotonete e pomada contra assaduras (se indicado pelo pediatra). Ah, e um abajur com luz suave, posicionado próximo, também pode ajudar bastante nas trocas noturnas.

E se a ideia é facilitar a rotina, vale ter por perto as Toalhas Umedecidas Crescendo, ideais para cada troca de fraldas e excelentes para a limpeza das dobrinhas das pernas e do pescoço, tanto em casa como em passeios.

O produto possui fórmula suave, enriquecida com extrato de Aloe Vera que hidrata e protege a pele do bebê. Ah, e pode ser utilizado também para a higienização das mãos antes e depois da troca de fralda.

3) Fique em contato com o bebê

A criança tende a ficar mais tranquila ao sentir o toque dos pais. Assim, aproveite o momento para fazer um carinho, breves massagens e até mesmo alongar o corpinho do bebê. E não esqueça de cobrir a barriga do pequeno para acalmá-lo e protegê-lo do frio caso seja necessário.

Se o bebê não estiver confortável e, mesmo depois de todos os seus esforços, chorar ou ficar muito agitado, procure acolhê-lo com carinhos e palavras afetuosas. É inevitável, por exemplo, que ele sinta frio com o lenço molhado ou que fique contrariado por estar no berço e precisar ser trocado.

4) Tire de letra o lado certo da fralda

Para mamães e papais de primeira viagem, pode ser difícil identificar qual é o lado certo da fralda. Mas basta ter em mente que a parte que possui fitas adesivas (ou velcro) fica no bumbum. Essa parte das costas também costuma ser mais alta que a parte da frente.Tenha uma roupinha limpa sempre à mão caso a fralda tenha vazado ou se acontecer algum “acidente” no meio da troca.

5) Cuide para não apertar demais a fralda

Na hora de fechar as fitas na cintura, cuide para não apertar demais. É comum que isso aconteça porque o bebê está deitado e com a barriga relaxada. A fralda precisa estar na medida certa, pois se estiver muito apertada será desconfortável e se estiver muito folgada pode causar vazamentos. O ideal é que caiba só um dedo entre a fralda e a barriga da criança.

Outra dica legal é passar o dedo no elástico que fica na parte das pernas. Assim você garante que nenhuma parte do material fique para dentro, o que pode incomodar o bebê.

É preciso prestar atenção também ao momento de transição no tamanho das fraldas, escolhendo sempre o tamanho certo para a idade ou peso respectivos. Fraldas muito pequenas podem causar desconforto e as muito grandes poderão facilitar escapes. A Fralda Crescendo, por exemplo, está disponível em cinco tamanhos diferentes – do P ao XXG – acompanhando assim o crescimento do bebê.

6) Utilize meios de distração

A partir do momento em que o bebê começa a engatinhar, a troca de fralda pode virar um desafio e tanto. Pois nem sempre a criança aceita ficar parada e interromper as brincadeiras. Dessa forma, ter algumas distrações ao alcance da mão pode ser um meio de facilitar as coisas. Você pode, por exemplo, separar alguns itens que somente serão usados na hora da troca de fralda, fazendo com que o bebê fique empolgado naquele momento com a possibilidade de ter aquele brinquedo que tanto gosta.

Outra dica que pode funcionar quando o bebê já tem mais idade é deixar que ele participe de forma mais ativa do processo. Você pode pedir que ele segure os lenços umedecidos ou a fralda limpa que será utilizada em seguida. Ou ainda solicitar que levante o bumbum para que a fralda seja retirada e a nova seja colocada. Sentir que existe uma tarefa a ser desempenhada pode deixar o pequeno menos impaciente e mais colaborativo.

7) Aposte no poder da risada

O ato de sorrir estimula a produção de hormônios que diminuem o estresse e que também proporcionam a sensação de bem-estar. Assim, alguns minutos antes da troca de fralda, você pode lançar mão de alguma brincadeira que faça a criança dar gargalhadas. Com isso o bebê estará mais relaxado e provavelmente mais propenso a colaborar durante a troca.

Apesar de relativamente básicas, esperamos que essas dicas possa ajudar você na hora de trocar a fralda do bebê com mais praticidade. Você tem algum truque bacana que torna esse momento mais fácil? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *