Você sabe usar hastes flexíveis do jeito certo? Confira as dicas!

As hastes flexíveis, conhecidas popularmente como cotonetes, são bastante utilizadas para a limpeza das orelhas e dos ouvidos. Entretanto, essa prática deve ser realizada com bastante cautela, uma vez que o mau uso das hastes pode acarretar desde machucados até infecções.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas informações sobre como usar corretamente as hastes flexíveis e quais são os principais cuidados que o manuseio exige. Confira as dicas que selecionamos e tire de letra a higiene das orelhas e dos ouvidos!

COMO A CERA DO OUVIDO SE FORMA?

A cera do ouvido, também chamada de cerume, é produzida pelas glândulas sebáceas e sudoríparas na parte externa do canal auditivo.

Embora seja associada de forma equivocada a algo ruim, a cera possui uma função importante na proteção do ouvido, uma vez que impede que insetos, sujeiras e até mesmo bactérias se infiltrem no canal auditivo, além de evitar que a pele sensível do canal fique irritada caso entre água. Ou seja, eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida.

Além disso, ao usar uma haste flexível na parte interna do ouvido, a cera pode ser empurrada para dentro do canal auditivo e gerar uma espécie de tampão – e para removê-lo é necessária uma lavagem em um consultório médico. Há risco também de ocorrer algo mais grave, como a haste atingir e estourar o tímpano, prejudicando a audição.

Dessa forma o ideal é que seja efetuada a limpeza apenas da parte externa do ouvido, que é a região que fica aparente e que pode ser facilmente acessada.

COMO USAR A HASTE FLEXÍVEL DO JEITO CERTO

– Ao limpar o ouvido, retire apenas o excesso de cera, que é aquele que fica localizado na parte externa da região. Para isso use uma toalha úmida ou lenço umedecido;

– Utilize as hastes flexíveis, ou cotonetes, somente para higienizar a cartilagem da orelha;

– Caso você sinta que seu canal do ouvido está entupido e que a limpeza externa não está resolvendo, consulte um médico otorrinolaringologista (profissional especialista em nariz, ouvido e garganta) para realizar os procedimentos adequados.

Hastes Flexíveis Revitart Care | À venda nas Farmácias Associadas.

CUIDADOS ADICIONAIS COM A SAÚDE AUDITIVA

 Não insira objetos no canal auditivo (hastes flexíveis, lápis, dedos, etc.);

– Ao nadar use tampões para os ouvidos ou toucas apropriadas;

– Seque os ouvidos cuidadosamente após nadar ou tomar banho. Para eliminar algum resquício de água, incline a cabeça e mantenha a orelha virada para baixo permitindo que o líquido escape do canal auditivo;

– Dê preferência para fones de ouvido do tipo concha. Esse modelo distribui melhor o som, diminui a proximidade com o ouvido e também o volume que chega ao seu interior. Evite utilizá-los por mais de uma hora seguida, fazendo intervalos a cada hora de exposição;

 

– Utilize protetores auriculares em locais de trabalho com muito barulho, como fábricas e construção civil;

– Evite permanecer em ambientes fechados e barulhentos por muito tempo.

Além da cautela ao usar as hastes flexíveis, e dos cuidados adicionais que listamos aqui, é importante que você consulte o médico caso perceba qualquer alteração na audição ou constate secreção ou dor no ouvido, combinado?

Ah, e se você tem alguma curiosidade sobre temas relacionados à saúde auditiva, ou tem uma dica para compartilhar conosco, é só deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *