Como lidar com a caspa? Conheça 7 dicas para combater o problema

Que a caspa é um problema relativamente comum a gente já imaginava. Agora, dá para acreditar que aproximadamente 50% da população adulta no mundo todo sofre com a descamação do couro cabeludo? Pois é essa a estatística apontada por um estudo publicado no Jornal de Dermatologia Clínica e Investigativa.

O principal sintoma da caspa é a grande quantidade de flocos brancos ou amarelados – resultantes da descamação – que aparecem pelos fios dos cabelos e no próprio couro cabeludo. Existem vários níveis de condição de caspa, variando do simples ao grave. Os casos mais intensos correspondem à dermatite seborreica e podem ocasionar coceira e sensação de tensionamento no couro cabeludo.

Por ser erroneamente associada à falta de higiene, a caspa costuma ter um impacto negativo na qualidade de vida, principalmente em razão da descamação ser muito visível. A boa notícia é que o problema pode ser controlado com a adoção de alguns hábitos simples. Confira abaixo quais são eles e veja como manter o couro cabeludo mais saudável.

O QUE É A CASPA

A caspa é um problema comum em que aglomerados de células mortas da pele aparecem no couro cabeludo, formando flocos de pele brancos ou amarelados. É também uma característica dos casos de dermatite seborreica no couro cabeludo.

dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas, mas que não é contagiosa.

O quadro pode ter origem genética ou ser desencadeado por agentes externos, como alergiassituações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, uso de determinados medicamentos, excesso de oleosidade e presença de fungos.

7 DICAS PARA AMENIZAR A CASPA
1) Mantenha os fios limpos

Como falamos anteriormente, a caspa é erroneamente associada à falta de higiene. Entretanto, manter a lavagem constante dos fios, de acordo com a necessidade de cada tipo de cabelo, pode ajudar a amenizar o problema nos casos em que o mesmo está ligado ao excesso de oleosidade.

2) Use um shampoo anticaspa

A ocorrência de caspa pode ser tratada através do uso de shampoos anticaspa. Nesse sentido, é recomendado consultar um dermatologista para avaliar o caso e definir qual o melhor produto a ser utilizado. Cabe ao especialista, por exemplo, receitar o uso de shampoos que contenham agentes antifúngicos – que atuam contra fungos – ou seborreguladores – que ajudam a controlar a oleosidade.

Via de regra os shampoos de tratamento fazem pouca espuma e o ideal é aplicar no couro cabeludo e deixar agir por alguns minutos de acordo com as instruções da embalagem.

3) Evite o uso de condicionadores na raiz

A caspa não impede que você mantenha sua rotina de cuidados com os fios, como o uso de condicionador e máscaras hidratantes. Entretanto é preciso ter cautela para não aplicar tais produtos na raiz do cabelo.

É que muitas vezes, quando aplicamos cremes mais densos na raiz do cabelo, o couro cabeludo vai acumulando todos os resíduos desses produtos, o que proporciona o excesso de oleosidade na região. Esse processo, naturalmente, acaba refletindo na formação da caspa. Por isso, procure fazer a aplicação de cremes hidratantes e condicionadores somente no comprimento dos fios.

4) Evite lavar o cabelo com água muito quente

Quando lavamos o nosso cabelo com a água na temperatura muito quente, isso faz com que a oleosidade aumente na região, favorecendo o surgimento da caspa. Sendo assim, prefira enxaguar os fios com água fria ou morna.

5) Encontre formas de controlar o estresse

Sabia que momentos de estresse e ansiedade também causam uma grande incidência de caspa? Isso se deve ao fato da pele possuir uma relação muito forte com todo o sistema emocional. Assim, muitas doenças dermatológicas, como a dermatite seborreica, podem ter ligação com o estresse.

Portanto, se você percebeu que a caspa veio junto com algum período de irritação, nervosismo ou ansiedade, buscar formas de aliviar a sobrecarga emocional pode ser uma saída para amenizar a descamação.

6) Mantenha um tratamento regular

Por se tratar de uma condição crônica, ou seja, de longa duração, é importante cuidar das crises mas também é essencial manter um tratamento regular.

Assim, o médico dermatologista pode receitar o uso de shampoos para períodos em que a descamação está mais leve e de medicamentos orais para momentos mais críticos. Tenha em mente que cabe ao especialista recomendar o melhor tratamento, mas que é importante não abandonar os bons hábitos quando a caspa parece estar sob controle.


7) Cuide da alimentação

De forma geral, uma dieta rica em gordura e açúcares prejudica o funcionamento das glândulas do corpo, inclusive as sebáceas, contribuindo para o surgimento da caspa. Por isso, uma alimentação equilibrada também contribui para a saúde do couro cabeludo.

Embora não exista um tratamento ou cura definitivos para a caspa, as dicas que listamos aqui podem auxiliar no combate à descamação. Entretanto, procurar a orientação de um médico dermatologista é sempre o melhor caminho para lidar com problemas específicos da pele ou do couro cabeludo. Aliás, conta pra gente: você já tem ou teve caspa? Como foi a sua experiência? Tem algum conselho bacana? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *