Cuidados contra a Dengue: veja como combater o mosquito

O penúltimo sábado do mês de novembro marca o Dia Nacional de Combate à Dengue. A data, que alerta para os perigos da proliferação da doença, ganha ainda mais importância em tempos de Covid-19. Afinal o coronavírus não apenas diminui os recursos de saúde disponíveis como desvia a atenção do enfrentamento a outras doenças, como é o exemplo da dengue.

O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito da espécie Aedes aegypti, que também é transmissor da chikungunya, febre amarela e zica. Por isso evitar a proliferação do inseto ainda é a melhor forma de prevenir tais doenças. Principalmente quando estamos diante da proximidade do verão, estação que se caracteriza pelas chuvas e temperaturas mais altas, reunindo as condições ideais para o mosquito se reproduzir em focos de água parada.

Dessa forma, essa época do ano é o momento ideal para reforçarmos as medidas de combate ao Aedes aegypti. Confira abaixo um passo a passo para acabar com a proliferação do mosquito e como reforçar a proteção individual com repelentes. Com essas dicas fica mais fácil deixar a sua casa e a sua cidade livres da dengue!

PASSO A PASSO DO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
1) Medidas para adotar na sua casa e no quintal

– Remova folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas;

– Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água;

– Mantenha a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa;

– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

– Faça sempre a manutenção de piscinas e fontes utilizando os produtos químicos apropriados;

– Brinquedos devem ficar em locais cobertos;

– Lave os bebedouros de animais semanalmente com bucha ou escova;

– Coloque os lixos em sacos plásticos, mantenha a lixeira bem fechada e descarte corretamente;

– Mantenha baldes e bacias secos ou abrigados da chuva;

– Pneus devem ser guardados em locais cobertos.

2) Medidas para adotar em seu apartamento ou condomínio

– Deixe os ralos limpos e aplique telas;

– Não deixe água acumulada pela laje;

– Observe o depósito de água dos bebedouros;

– Verifique a manutenção da área de depósito de lixo;

– Mantenha baldes e bacias cobertos e secos ou abrigados da chuva;

– Observe os vasos sem uso;

– Faça manutenção do beiral das janelas para não acumular água;

– Retire a água acumulada em eletrodomésticos e móveis da área de serviço e varanda.

3) Nas áreas externas, fique atento a possíveis criadouros, como:

– Lixeiras e sacos abertos, lixo no chão e em locais incorretos;

– Espelhos-d’água com larvas;

– Brinquedos em parques com água empoçada;

– Pneus em locais descobertos;

– Imóveis fechados ou abandonados;

– Contêiner de lixo aberto e com água parada.

AUMENTE A PROTEÇÃO COM O USO DE REPELENTES

Além de evitar a proliferação do Aedes aegypti, reduzir as chances de aproximação do mosquito é uma boa forma de prevenir não só a dengue, mas outras doenças como  febre amarela, chikungunya e zika. Nesse sentido, os repelentes tópicos, que atuam formando sobre a pele uma camada de vapor com odor repulsivo aos insetos, são grandes aliados em termos de proteção.

Nas Farmácias Associadas você encontra os repelentes Revitart Family. Os produtos da linha são dermatologicamente testados, livres de DEET e utilizam em sua composição o IR3535 – os repelentes de insetos que levam o IR3535 em sua composição são os mais indicados para a aplicação em crianças, podendo ser utilizados em bebês a partir dos seis meses.
Repelente Revitart Family Loção (com textura suave e não oleosa) e Repelente Revitart Family Spray (não indicado para bebês por conter álcool na fórmula) | À venda nas Farmácias Associadas.

Vale lembrar que os repelentes Revitart Family oferecem proteção por até quatro horas após a aplicação e são clinicamente testados contra os mosquitos Aedes Aegypti (transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya), Anopheles (transmissor da malária) e Culex (transmissor da elefantíase).

EM CASO DE SINTOMAS PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO

Os sinais das doenças transmitidas pelo mosquito da dengue podem ser confundidos com sintomas de enfermidades mais comuns, como gripes e resfriados. Assim, é importante estar sempre em alerta, não tomar medicamentos sem orientação médica e manter-se sempre hidratado. Confira abaixo quais são os principais sintomas de cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

• Sintomas da dengue: dor de cabeça, náuseas e vômitos, coceira, febre alta súbita, manchas vermelhas na pele, dores nas articulações.
  • Sintomas da febre amarela: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
  • Sintomas da zica: dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, febre baixa, manchas vermelhas na pele, coceira, dores nas articulações.
  • Sintomas da chikungunya: dor de cabeça constante, febre alta súbita, manchas vermelhas na pele, coceira, dores nas articulações com inchaço.

Caso apresente os sintomas acima  é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Quanto antes você for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso. Ah, e todos os tratamentos são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do SUS – Sistema Único de Saúde.

Agora que você já sabe como combater o mosquito Aedes aegypti, conta pra gente: como está a rotina de cuidados na sua casa? Você já conferiu todos os possíveis focos de água parada? Tem alguma rotina de checagem que você costuma utilizar? Compartilhe conosco nos comentários!

* Com informações de Ministério da Saúde.