Para que serve o polivitamínico? Conheça os benefícios para sua saúde!

para que serve o polivitamínico

Como o próprio nome sugere, o polivitamínico é um suplemento constituído por diversas vitaminas. Mas você sabe exatamente para que serve o polivitamínico? Ou quais são as situações em que devemos tomar esse tipo de suplemento?

Primeiramente é importante saber que o suplemento deve ser indicado pelo médico ou nutricionista. Então, nada de começar a usar o produto por conta própria, combinado?

Dito isso, confira abaixo para que serve o polivitamínico e como ele pode ajudar você a ter mais energia!

PARA QUE SERVE O POLIVITAMÍNICO?

O uso de polivitamínicos é uma prática cada vez mais comum no Brasil. Basta pensar que 98% das pessoas não consomem o índice de vitaminas adequado à saúde. É o que indica o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, realizado em 2018.

Assim, sendo constituído por vitaminas, e muitas vezes por minerais, o suplemento evita a deficiência de tais nutrientes no organismo. É indicado quando a pessoa não consegue obter, através da alimentação, todas as vitaminas e minerais necessários. 

Isso pode acontecer, por exemplo, quando se pratica um esporte de alta intensidade. A deficiência também pode ser decorrência de determinadas doenças. Ou ainda de fases específicas da vida (como a amamentação) ou do uso de alguma medicação que dificulta a absorção de nutrientes.

Cropped shot of a young woman taking her medication
O USO DE POLIVITAMÍNICOS ENGORDA?

O uso de polivitamínicos não engorda, já que as vitaminas não possuem calorias. No entanto, fórmulas que contêm vitaminas do complexo B, por exemplo, podem aumentar o apetite. 

Por isso, é importante combinar o uso do produto com alimentação saudável e com a prática de atividades físicas.

POR QUE devo buscar orientação médica?

Como já falamos aqui, é essencial consultar um médico ou nutricionista antes de começar a usar um suplemento. Além de recomendar a opção mais apropriada, só um especialista é capaz de avaliar as necessidades individuais.

Vale lembrar, por exemplo, que alguns nutrientes interagem prejudicando a absorção entre si. É o caso do cálcio, que diminui a absorção do ferro. Assim, o organismo não consegue fazer uma boa absorção dos minerais consumidos simultaneamente. Por isso, é importante o acompanhamento profissional.

Além disso, o corpo elimina muitas das vitaminas tomadas em excesso. Entretanto, outras vitaminas, como a A e a D, acabam acumulando no organismo. Dessa forma, um descuido com a dosagem pode ocasionar enfermidades. A osteoporose e a sobrecarga dos rins são algumas das complicações que podem surgir.

CONHEÇA O POLIVITAMÍNICO AZ SANTO HÁBITO

O Santo Hábito de A a Z é um suplemento vitamínico e mineral em comprimidos. Disponível nas Farmácias Associadas, possui as vitaminas e minerais essenciais que a alimentação às vezes não consegue suprir.

Ah, e vale lembrar que a Santo Hábito é uma linha completa de suplementos. São 16 opções para você escolher, junto com seu médico, o melhor para o seu bem-estar. Informe-se na Farmácia Associada mais próxima ou clique no link para acessar o nosso site!


* Confira também aqui no blog o post 7 benefícios do ômega 3 que vão surpreender você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.