Filtros do Instagram: saiba como o uso excessivo afeta a autoestima

filtros do Instagram autoestima

Você costuma postar stories nas redes sociais? Se sim, provavelmente já experimentou filtros do Instagram que alteram a imagem do rosto.

Através dos filtros embelezadores é possível aumentar a boca, modificar traços do nariz, acabar com manchinhas da pele e por aí vai. Ou seja, basta abrir a câmera do celular para em segundos ter acesso a sua imagem “naturalmente” bela.

É claro que padrões de beleza sempre existiram. Porém a busca por uma aparência irreal, e de fácil alcance, pode comprometer rapidamente a autoestima. 

Mas afinal, quando que o uso dos filtros deixa de ser uma brincadeira e passa a preocupar? Confira as informações que selecionamos e veja como ter uma relação saudável com os aplicativos.

uso saudável das redes sociais

QUANDO O USO DOS EFEITOS SE TORNA PREJUDICIAL?

O uso de filtros embelezadores pode gerar insatisfação com a nossa autoimagem real. Isso porque provocam uma busca excessiva pelo padrão de beleza reforçado nas redes.

É que a construção de um padrão de beleza impõe que algumas características físicas são mais desejadas que outras. Dessa forma, quando nos olhamos e vemos que não somos aquilo que o filtro mostra, ficamos chateados.

Vale lembrar que, fazer uso dos filtros do Instagram para, de vez em quando, brincar de se ver com uma aparência diferente, não é um problema. 

O alerta vem quando o uso começa a ser sinônimo de dependência. Ou seja, a pessoa evita postar fotos ou vídeos sem interferência dos efeitos embelezadores. É como se existisse uma fixação pela imagem obtida com o uso do aplicativo e consequente negação da fisionomia real.

Uma pesquisa recente, feita pelo grupo Girlguiding, descobriu que cerca de 1/3 das jovens não publica fotos suas nas mídias sociais sem antes usar um filtro que modifica a sua aparência.

Das 1.473 jovens entrevistadas, com idades de 11 a 21 anos, 39% disseram se sentir infelizes por não se parecerem na vida real com as imagens que publicam de si mesmas na internet.

filtros embelezadores do Instagram

DISMORFIA DO INSTAGRAM É TEMA DE ESTUDOS

Segundo artigo publicado em 2019 pelo Journal of The American Society of Plastic Surgens, a busca pela imagem perfeita pode causar Dismorfia do Instagram, também conhecido como TDC – Transtorno Dismórfico Corporal.

Esse distúrbio acomete principalmente jovens, fazendo com que eles busquem procedimentos estéticos reais para se aproximarem ao máximo de suas versões aprimoradas com filtros de aplicativos, como Instagram e Snapchat.

Dados da Academia Americana de Cirurgia Facial Plástica e Reconstrutiva de 2019 apontam que 55% dos cirurgiões relataram ter visto pacientes solicitando procedimentos para “melhorar sua aparência em selfies”. Um aumento de 13% em relação ao estudo anterior.

De acordo com especialistas, a busca por esta perfeição idealizada pode ter se agravado durante a pandemia do coronavírus. Com o isolamento social ficamos mais tempo conectados. Consequentemente, passamos sobretudo a nos autoavaliar mais. 

COMO ENCONTRAR UM LIMITE SAUDÁVEL?
Fortaleça o autoconhecimento e autoestima

Primeiramente, é necessário entender que os filtros não são a causa da questão. O problema está intrínseco no ser humano e a ferramenta pode ser um gatilho.

Assim, elevar a autoestima, desenvolver o autoconhecimento e fortalecer a personalidade própria são passos essenciais para evitar o surgimento da dismorfia.

Limite o tempo de uso das redes sociais

Também é legal avaliar se a busca por aprovação e por relações está ocorrendo apenas através de redes sociais.

Lembre-se que a quantidade de curtidas pode significar aprovação e aceitação social. Mas não necessariamente representa sentimentos reais como afeto e amizade, que é o que mantêm as relações no “mundo real”.

Avalie o conteúdo que você consome nas redes

Procure identificar perfis que reforcem a busca por padrões e deixe de segui-los. Ou pelo menos silencie as contas por um tempo. 

Você sabia, por exemplo, que muitas influencers já aderiram a campanhas que propõem que as pessoas publiquem fotos e stories sem filtro no Instagram? Uma reportagem publicada pela Revista Elle mostra algumas criadoras de conteúdo digital que decidiram parar de usar filtros embelezadores.

como usar as redes sociais de um jeito saudável

Assim, ao consumir conteúdos que tenham mais a ver com a realidade, você provavelmente vai se sentir mais confortável em exibir a sua imagem como ela é de verdade. Além de perceber que os ideais de beleza que os filtros propõem são totalmente irreais.  

E então, que tal fazer um teste e se propor postar alguns stories sem usar filtros que alteram as feições? O que você acha da ideia? Conta pra gente nos comentários como é a sua relação com os filtros do Instagram! 

___________________________________________________________________________________________________________

* Confira também aqui no blog o post Autoestima: 5 atitudes para se amar mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.