Imunidade infantil: 7 dicas para deixar as crianças mais protegidas

dicas para fortalecer a imunidade infantil

A imunidade infantil é mais baixa do que a imunidade de uma pessoa adulta. Por conta disso, as manifestações de doenças, como gripes e resfriados, são bem mais frequentes nas crianças. Tanto é verdade que estima-se que crianças tenham de seis a oito resfriados por ano – duas vezes mais que a média em adultos.

E se por um lado as crianças têm a imunidade mais baixa devido ao fato de que o sistema imunológico ainda está em formação, de outro a adoção de determinados hábitos pode ajudar a proteger a saúde dos pequenos

Dessa forma, relacionamos aqui algumas dicas para fortalecer a imunidade infantil e aumentar as barreiras contras as doenças. Bora conferir?

COMO FORTALECER A IMUNIDADE INFANTIL
1) Priorize o aleitamento materno

Os bebês até os seis meses de idade podem, e devem, ser alimentados somente com leite materno. Isso significa que não é necessário complementar a alimentação com chás, sucos ou outros leites. 

Além de possuir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, o leite materno fortalece a imunidade e previne contra uma série de doenças. Por isso, sempre que for possível, priorize a amamentação nos primeiros meses de vida da criança.

dicas para imunidade das crianças

2) Mantenha a vacinação das crianças em dia

A vacina é composta por vírus inativos que, ao entrarem em contato com a corrente sanguínea, estimulam uma reação protetora do sistema imunológico. Com isso, o organismo produz anticorpos que defendem o organismo das doenças provocadas por esses agentes externos.

Dessa forma, as vacinas protegem cada criança individualmente, fortalecendo o sistema imunológico.  Contribuem sobretudo com toda a sociedade, pois impedem que vírus, como sarampo e outros, voltem a circular. Portanto informe-se sobre o calendário de vacinação infantil e mantenha a imunização em dia.

3) Estimule o hábito de higienizar as mãos

Manter a higienização das mãos é fundamental para fortalecer a imunidade infantil. Lembre-se que as crianças geralmente têm o hábito de levar as mãos à boca, olhos e nariz, o que facilita a proliferação de bactérias e vírus no organismo. O ideal é que a criança desenvolva o hábito de lavar as mãos principalmente após utilizar o banheiro e antes de realizar as refeições.

como fortalecer a imunidade infantil

4) Fique de olho na hidratação

A água é vital para o funcionamento de todos os órgãos e é de grande importância para manter o sistema imunológico funcionando bem. 

Vale lembrar que crianças são mais vulneráveis à desidratação. Isso acontece porque suas necessidades metabólicas são maiores, além de serem incapazes de comunicar suas necessidades ou, dependendo da idade, fazer a ingestão de líquidos por conta própria. Assim, é importante estar sempre de olho na hidratação dos pequenos.

5) Incentive a atividade física

Se para os adultos evitar o sedentarismo é indispensável, para as crianças essa necessidade é ainda maior. Afinal a prática regular de atividades físicas contribui com o desenvolvimento e o amadurecimento dos músculos, dos ossos e das articulações do corpo. Ao mesmo tempo em que melhora o humor e a qualidade do sono. Ou seja, um conjunto e tanto de benefícios para as crianças se desenvolverem fortes e saudáveis.

como fortalecer o sistema imunológico das crianças

6) Cuide da qualidade do sono

Diversas funções importantes para o nosso organismo acontecem enquanto dormimos. Tais como: consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, renovação celular e fortalecimento da imunidade, entre outras importantes atividades bioquímicas.

E na infância, dormir bem se torna ainda mais importante, visto que grande parte do hormônio de crescimento é liberado durante o sono. Aliás, crianças que não dormem o suficiente podem se irritar com mais facilidade, chorar com mais frequência e ter o sistema imunológico mais frágil.

Para ajudar as crianças a dormirem melhor, ofereça alimentos leves antes do sono e procure estabelecer uma rotina, estimulando a ida para cama sempre no mesmo horário. Outra dica legal é organizar o ambiente de descanso e proporcionar baixa luminosidade, além de evitar agitação ou estímulos momentos antes de dormir.

7) Foque na alimentação saudável

A alimentação saudável é uma grande aliada da imunidade infantil. Frutas, verduras e legumes, além de carne, frango, leite e ovos contêm vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico das crianças.

Muitas vezes os pequenos podem ter certa resistência aos alimentos considerados saudáveis, principalmente frutas, verduras e legumes. Nesses casos, o pediatra pode recomendar que seja feito uso de suplemento alimentar infantil para suprir as necessidades de nutrientes.

Nas Farmácias Associadas, por exemplo, você encontra o Revigore Kids, um suplemento alimentar líquido, que completa a alimentação das crianças. É rico em vitamina C e vitaminas do complexo B, além de ser fonte de zinco e conter alto teor de ferro. Lembre-se apenas que o uso de suplemento infantil deve ser orientado pelo médico.

Agora que você já conferiu as dicas para aumentar a imunidade infantil, conta pra gente: o que você considera mais importante para fortalecer o sistema imunológico? Deixe suas dicas nos comentários!

___________________________________________________________________________________________________________

* Confira também aqui no blog o post Álcool em gel em crianças: confira os cuidados que você deve ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *