Como aliviar cólicas menstruais? Veja 5 dicas para diminuir os sintomas

dicas de como aliviar cólicas menstruais

A cólica, também conhecida por dismenorreia, é o sintoma mais natural e comum que acompanha a menstruação. Estima-se que cerca de 50% das mulheres já sentiram esse desconforto em alguma fase da vida. Por isso, saber como aliviar cólicas menstruais, e as diferenças entre a cólica primária e secundária, é super importante.

Assim, reunimos aqui algumas informações que podem ajudar você a atravessar o período menstrual com mais disposição e com menos inconvenientes decorrentes da cólica. Confira as dicas que selecionamos!

O QUE CAUSA A CÓLICA MENSTRUAL?

A cólica menstrual, ou dismenorreia, se caracteriza pela dor pélvica. Essa condição é provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Acontece que a dismenorreia pode ser primária ou secundária. Primária, quando a causa é o aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio, e secundária, quando resultante de alterações patológicas no aparelho reprodutivo (como por exemplo da endometriose, miomas e outras condições).

dicas para aliviar a cólica

5 DICAS PARA ALIVIAR CÓLICAS MENSTRUAIS

Tanto os sintomas da cólica primária quanto da secundária podem ser amenizados através do uso de medicamentos anti-inflamatórios para alívio da dor. Entretanto, esse tipo de remédio só deve ser utilizado por orientação médica

Além disso, o alívio dos sintomas pode ser obtido através da adoção das medidas que listamos abaixo.

1) Pratique exercícios físicos. A atividade física favorece a circulação sanguínea, do mesmo modo que libera endorfina – hormônio diretamente ligado à sensação de bem-estar;

2) Recorra à aplicação de calor local. Quando estiver com cólica coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal. O calor da água ocasiona um relaxamento da musculatura abdominal e pélvica que fica contraída involuntariamente por causa da cólica, ocasionando dessa forma o alívio da dor;

3) Mantenha uma dieta rica em fibras. Evite alimentos que retardam o trânsito abdominal bem como os que provocam fermentação, especialmente no período pré-menstrual;

como diminuir os sintomas da cólica

4) Aumente a ingestão de água. Beber água ajuda o organismo a se hidratar, ou seja, evita o inchaço e as dores durante o período menstrual;

5) Por fim, consulte um profissional para estabelecer um diagnóstico. Essa medida é igualmente importante no sentido de definir se a cólica é primária ou secundária. Com a correta avaliação, fica mais fácil encontrar o tratamento adequado para diminuir as dores.

Agora que você já conferiu as dicas de como aliviar cólicas menstruais, queremos saber: você também sofre com essas dores? O que você faz para amenizar os sintomas? Conta pra gente nos comentários!

___________________________________________________________________________________________________________

* Com informações de Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e Portal Drauzio Varella.

** Confira também aqui no blog o post Mês da Mulher: quais as doenças mais comuns entre a população feminina?.