Como cuidar de mãos ressecadas: 7 dicas práticas e simples

como cuidar de mãos ressecadas dicas

Você já percebeu como a pele das mãos é mais fina e sensível que a do restante do corpo? Isso acontece porque a região possui poucas glândulas sebáceas, o que favorece a desidratação. Assim, como o ressecamento nessa área é super comum, hoje vamos falar sobre como cuidar de mãos ressecadas.

Além disso, como a pandemia tem exigido o uso frequente de álcool em gel e lavagens constantes, as queixas sobre ressecamento têm aumentado bastante. Porém, isso não é motivo para deixar a higienização das mãos de lado. Com as dicas que selecionamos, você vai ver que é possível se proteger dos vírus e bactérias e ao mesmo tempo manter as mãos macias e saudáveis. Bora conferir?

COMO CUIDAR DE MÃOS RESSECADAS
1) Use luvas ao manusear produtos de limpeza

Proteger as mãos dos agentes que causam ressecamento é o primeiro passo para garantir a maciez da pele. Nesse sentido, os produtos de limpeza estão entre os principais inimigos da saúde e beleza das mãos.

Portanto, procure criar o hábito de utilizar luvas de borracha ao limpar a casa. Assim, além de preservar a barreira protetora natural da pele, você também previne irritações e alergias decorrentes de produtos de limpeza.

2) Evite a água quente

Outra dica fundamental para cuidar de mãos ressecadas é evitar o contato com água muito quente. Assim, se possível, opte por banhos em temperatura morna. E se você gosta de lavar louça com água quente, jamais dispense o uso de luvas de borracha.

uso de luvas para proteger as mãos do ressecamento

3) Use protetor solar 

Que o uso diário de protetor solar é super importante, quase todo mundo já sabe. Entretanto, pouca gente lembra de passar o produto nas mãos. 

Pode até parecer bobagem, mas o sol também pode causar manchas nas mãos. Sem falar que essa é uma parte do corpo que sempre está exposta aos raios solares. Inclusive no inverno, quando usamos mais roupa e protegemos o restante do corpo do sol.

Assim, não esqueça de passar protetor solar nas mãos para protegê-las não só do ressecamento como também de manchas que podem ser ocasionadas pelo excesso de exposição solar.

4) Se necessário troque o sabonete

Caso você venha sofrendo muito com o ressecamento das mãos, pode ser necessário trocar o sabonete que você usa por um produto mais suave. Produtos com pH neutro costumam ser menos agressivos. Também existem opções que limpam a pele profundamente, ao mesmo tempo em que nutrem e hidratam.

5) Deixe o álcool em gel para quando for essencial

A higienização das mãos, seja com álcool em gel ou com água e sabão, é recomendada pela OMS – Organização Mundial de Saúde e devemos continuar seguindo essas orientações.

Como o álcool em gel tende a ressecar bastante a pele, uma opção é priorizar a lavagem com água e sabonete quando você estiver em casa. Se possível, passe um creme hidratante logo em seguida. 

Vale ressaltar que o uso do álcool em gel é fundamental para quando saímos na rua ou em ocasiões nas quais não dispomos de torneira e sabonete por perto.

álcool em gel e ressecamento das mãos

6) Mantenha um creme hidratante sempre por perto

Hidratar as mãos é um hábito e como tal, precisa ser estimulado. Dessa forma, se você sempre esquece de passar creme nas mãos, procure deixar embalagens do produto por perto, como na bolsa ou próximo ao computador.

Ah, e em ocasiões em que o ressecamento estiver muito acentuado, faça um tratamento intensivo com uma loção que tenha pelo menos 10% de ureia na fórmula, como a Loção de Ureia 10% Revitart Basics. Basta higienizar as mãos, aplicar nelas uma boa quantidade do produto e envolvê-las com papel filme por 20 a 30 minutos.

7) Utilize um sérum no lugar do hidratante

Se a textura do hidratante incomoda você, que tal experimentar por exemplo o Sérum para Mãos Revitart Sensações? A principal diferença é que o sérum tem uma absorção mais rápida. Comparado ao creme hidratante, sua textura é mais fluída, mais leve, o que faz com que ele penetre mais rápido e profundamente na pele. 

Além disso, sua composição possui alta concentração de ingredientes. Por isso é indicado para tratar sinais avançados de ressecamento das mãos.

SÉRUM PARA MÃOS REVITART SENSAÇÕES

O Sérum para Mãos Revitart Sensações contém um concentrado de silicones nobres que deixam sua pele com um toque aveludado

Disponível na versão Ternura da Primavera, o produto possui fragrâncias de hibisco e framboesa e extratos de amora e lavanda, que conferem suavidade à pele e deixam um aroma incomparável.

 

Qual é a sua opção preferida para cuidar de mãos ressecadas? Sérum ou hidratante? E você tem alguma outra dica para combater o ressecamento das mãos? Conta pra gente nos comentários!

___________________________________________________________________________________________________________

* Confira também aqui no blog o post O que é manteiga corporal? Conheça os benefícios para a sua pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *