Você dorme bem? Saiba como melhorar a qualidade do sono

como melhorar a qualidade do sono

De acordo com especialistas, o sono tem duas funções principais: promover o descanso do organismo e prepará-lo para o dia seguinte. Dessa forma, a qualidade do sono está diretamente ligada à maior ou menor disposição que sentimos para realizar as tarefas do dia a dia.

Além disso, o sono de qualidade melhora o equilíbrio físico e mental. É também um excelente fortalecedor do sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e fortalecendo a preservação da memória. Ou seja, quando não dormimos bem, nosso organismo sente um impacto bastante negativo.

Pensando nesse papel tão importante que o ato de dormir desempenha no bem-estar, selecionamos dicas sobre como melhorar a qualidade do sono. Com pequenas mudanças de hábitos é possível dormir mais gostoso e acordar com mais energia e bom humor para curtir a vida. 🙂 

VOCÊ ESTÁ DORMINDO BEM?

Um sono saudável é definido por uma duração adequada, boa qualidade e regularidade, além de ser ausente de distúrbios e desordens.

Talvez você já tenha ouvido falar que o ideal é dormir de sete a oito horas por noite. Entretanto, se você dorme mais, ou menos, do que essa quantidade de horas, isto não é por si só motivo para preocupação.

A necessidade de horas de sono é individual e geneticamente determinada. Assim, existem os chamados dormidores curtos que são mais resistentes à privação de sono e que, ao dormir por cinco ou seis horas, ficam bem. E existem aqueles que precisam de nove horas ou até mais.

Muito mais importante do que o tempo, é a qualidade do sono. O ideal é dormir a quantidade de horas suficiente para acordar com a sensação de que realmente descansou. Caso isso não venha ocorrendo, vale conferir as dicas que seguem abaixo para dormir melhor e, por consequência, acordar com mais disposição.

DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SONO

Não há dúvidas de que o estilo de vida contemporâneo favorece o estado de alerta do corpo 24 horas por dia. Além da iluminação artificial, a utilização em excesso de aparelhos eletrônicos também dificulta a regulação dos horários de sono.

Por isso, quem busca melhorar a qualidade do sono, pode se beneficiar adotando as seguintes medidas:

  • Procure chegar em casa pelo menos três horas antes do horário de dormir. Caso você trabalhe em casa, tente encerrar as tarefas no mínimo duas horas antes de se deitar;
  • Evite ir para a cama se estiver sem sono. No mesmo sentido, não use a cama para assistir TV, trabalhar ou navegar na internet;
  • Evite ficar em frente ao computador, tablet, celular ou televisão antes de dormir, pois a própria luz desses equipamentos são estimulantes e podem dificultar o sono;
  • Estipule um horário regular para dormir e acordar;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, assim como realizar refeições pesadas muito próximo ao horário de dormir; 
  • Se não pegar no sono após 15 ou 30 minutos na cama, levante-se e vá para outro local da casa para ler ou tentar relaxar;
  • Não realize exercícios intensos próximo ao horário de dormir;
  • Procure manter os mesmos hábitos de sono inclusive nos finais de semana.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DO SONO

Dificuldades para dormir e cansaço excessivo durante o dia, quando persistentes, podem ser sintomas da presença de algum distúrbio do sono. Os mais comuns são a insônia, a apneia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas, bem como o sono insuficiente e o atraso de fase de sono.

Além da sonolência diurna exagerada, as primeiras manifestações dos distúrbios do sono incluem as alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento. 

Outro sintoma muito característico dos distúrbios é o ronco. O ronco ainda hoje é interpretado popularmente como sinal de que o indivíduo dorme bem, mas é justamente o contrário.

Assim, caso você constate que ao dormir algo não vai bem, procure um médico para que seja feito um diagnóstico correto, e um tratamento adequado para o problema.

Aliás, você já parou para pensar sobre como anda a qualidade do seu sono? Você em geral precisa de quantas horas de sono para se sentir bem? Conta pra gente nos comentários!

___________________________________________________________________________________________________________

* Com informações de Biblioteca Virtual em Saúde e Blog da Saúde, ambos do  Ministério da Saúde.

** Confira também aqui no blog o post 9 hábitos para deixar para trás junto com 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *