Você usa enxaguante bucal? Conheça 6 benefícios do uso do produto

benefícios do enxaguante bucal

A higiene bucal diária é fundamental para evitar o surgimento de cáries e o mau hálito, além de outros inconvenientes. Nesse sentido, você já deve ter ouvido falar da importância da escovação e do uso do fio dental pelo menos três vezes ao dia. Mas e o enxaguante bucal? Este produto também faz parte da sua rotina de cuidados com a boca?

O enxaguante bucal é considerado um complemento da higienização da boca e dos dentes. O produto não substitui o uso da escova nem do fio dental. Entretanto, seu uso traz inúmeros benefícios, como a prevenção de cáries e do mau hálito

Assim, se você ainda não usa enxaguante bucal, ou se acha que a única função do produto é deixar um hálito mais refrescante, vale conferir abaixo todos os benefícios que o enxaguatório pode oferecer para quem busca manter a boca mais saudável. 😉

6 BENEFÍCIOS DO USO DO ENXAGUANTE BUCAL
1) Combate o mau hálito

O uso de enxaguante bucal elimina até 99% dos germes que provocam o mau hálito. Além disso, prolonga a sensação de limpeza e refrescância deixada pela escovação dos dentes.

2) Previne a ocorrência de cáries

Ao eliminar os germes, o uso do enxaguatório após a escovação regular dos dentes também previne a ocorrência de cáries.

3) Evita o acúmulo de tártaro

A higiene bucal, quando realizada de forma periódica e complementada com o enxaguante bucal, evita o acúmulo das placas de tártaro. Afinal vale lembrar que o tártaro pode provocar a deterioração e, em casos mais graves, a queda dos dentes.

4) Previne problemas bucais

O enxaguante bucal também age no combate aos germes que causam a gengivite, além de igualmente prevenir a progressão de outras doenças que atacam as gengivas.

5) Ajuda no clareamento dos dentes

A utilização de enxaguantes bucais – principalmente os que possuem ativos clareadores – evita o amarelamento dos dentes, mantendo o branco natural.

O produto também auxilia na remoção e prevenção de manchas superficiais causadas por alimentos e bebidas, como cafés, chás e vinhos.

6) Proporciona uma limpeza completa

Enquanto a escova de dentes é capaz de alcançar 25% da sua boca, o uso do enxaguatório complementa a escovação e limpa até 100%.

COMO UTILIZAR O ENXAGUANTE BUCAL

O enxaguante bucal é uma solução que contém ativos que complementam a higienização da boca e dos dentes. Ou seja, o ideal é que você utilize em conjunto com o fio dental, a escovação com creme dental e a limpeza da língua – feita com a própria escova ou com um higienizador específico.

Dessa forma, a ordem recomendada de cada etapa é a seguinte:

  • Utilização do fio dental;
  • Realização da escovação dos dentes;
  • Limpeza da língua;
  • Uso do enxaguante bucal de acordo com as instruções da embalagem (geralmente é indicado colocar 20 ml da solução na tampa medidora do produto e realizar bochechos por 30 segundos).

Via de regra recomenda-se não utilizar o enxaguante mais do que duas vezes ao dia. Além disso, menores de 12 anos devem fazer uso da versão suave do produto, com fórmula sem álcool, e utilizar metade da quantidade recomendada. Crianças menores de seis anos não devem utilizar o enxaguatório.

Aliás, como cada produto tem um composto que visa contribuir com a saúde bucal de alguma forma específica, o ideal é consultar o dentista e seguir as recomendações do profissional sobre o melhor produto a ser utilizado.

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios do uso do enxaguante bucal, que tal dar aquela passadinha em uma das lojas da Farmácias Associadas para garantir o seu? Você já faz uso do produto ou pretende inserir na sua rotina de higiene bucal? Conta pra gente nos comentários!

___________________________________________________________________________________________________________

* Confira também aqui no blog o post Dia da Saúde Bucal: 7 cuidados para manter dentes e boca saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *