Você sabe o que é bruxismo? Casos têm crescido durante a pandemia

mulher identifica sintomas do bruxismo

O bruxismo, em uma explicação simples, pode ser definido como o hábito de ranger ou apertar os dentes de forma exagerada, seja durante o dia ou à noite. De acordo com uma reportagem do site UOL, não há estimativas ainda, mas a rotina nos consultórios odontológicos demonstra um aumento notável no número de pessoas que desenvolveram – ou identificaram – o problema durante a pandemia.

Além disso, a busca por esse termo no Google aumentou durante o primeiro ano da pandemia. Somente em agosto de 2020, a palavra teve um aumento de 80% nas pesquisas. O motivo desse crescimento parece bastante lógico: a disfunção é frequentemente associada ao estresse e à ansiedade. E cá pra nós, os últimos meses, diante do contexto da pandemia, têm exigido bastante da nossa saúde emocional.

Embora em sua manifestação leve o bruxismo possa não apresentar sintomas, quando agravado pode provocar dores de cabeça, problemas dentários e ainda prejudicar a qualidade do sono. Por isso, é importante conhecer os sinais do distúrbio e quais são as opções de tratamento. Confira as informações que selecionamos e saiba como identificar e tratar o bruxismo.

AFINAL, O QUE CAUSA O BRUXISMO?

As causas do bruxismo podem variar de pessoa para pessoa. Há estudos que apontam que o problema tem origem em fatores genéticos, mas é sabido que situações de estresse e tensão, além de ansiedade e problemas de má oclusão – fechamento – das arcadas dentárias podem acarretar a disfunção.

Como falamos, o bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertar excessivo dos dentes. Acontece que essa pressão excessiva pode ocasionar desgaste e até mesmo amolecimento dos dentes. Casos graves da disfunção podem afetar os ossos da boca, as gengivas e as articulações da mandíbula, sendo um fator de risco para a chamada Síndrome de ATM (articulação temporomandibular).

QUAIS OS SINTOMAS DO BRUXISMO?

Se você sente os músculos da mandíbula doloridos ou se vem sentindo uma dor de cabeça anormal, você pode estar sofrendo de bruxismo.

O desgaste dos dentes, ou a sensação de que eles estão doloridos ou soltos, também podem ser sintomas do distúrbio. Há casos ainda de pacientes que sentem dores no pescoço e sofrem com zumbidos no ouvido.

mulher coloca placa para tratamento do bruxismo

COMO TRATAR A DISFUNÇÃO?

Para fazer o diagnóstico é necessária avaliação clínica. O correto diagnóstico servirá também como base para um tratamento eficiente.

O tratamento pode incluir desde medicamentos ou terapias para diminuir o estresse e a ansiedade até o uso das chamadas placas interoclusais, que podem ser feitas de silicone ou acrílico. O molde das placas é feito de acordo com o formato da arcada dentária do paciente, elas auxiliam a reduzir o atrito e o desgaste dos dentes nos períodos de sono.

Agora que você tem mais informações sobre o bruxismo, conta pra gente: você tem alguns dos sintomas que relatamos? Conhece alguém que já passou pelo tratamento? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

* Com informações de Hospital Nove de Julho.

** Confira também aqui no blog o post Você usa enxaguante bucal? Conheça 6 benefícios do uso do produto.