Preguiça de treinar no frio? Veja 7 benefícios da atividade física no inverno

benefícios de treinar no frio

Você é do time que fica com a maior preguiça de treinar no frio? Normal, não é, afinal com a queda das temperaturas a vontade de deixar os exercícios de lado para ficar embaixo das cobertas é mesmo tentadora.

Entretanto, para quem consegue deixar a inércia de lado, os benefícios de praticar atividades físicas no inverno são bem animadores. Um deles é a melhora geral da disposição para realizar as tarefas do cotidiano.

Assim, se você andou deixando a atividade física de lado nas últimas semanas, em decorrência das baixas temperaturas, vale conferir algumas vantagens que o hábito de treinar no frio pode trazer para a sua saúde física e mental. Confira as informações que selecionamos, vença a preguiça e aproveite os benefícios de se movimentar!

dicas para se exercitar no inverno

7 BENEFÍCIOS DE TREINAR NO FRIO
1) Espaços públicos menos concorridos

A maioria das pessoas tende a se exercitar mais no verão. Assim, nos dias frios os parques e outros locais públicos destinados à prática esportiva costumam ficar menos concorridos. E nada melhor do que um espaço tranquilo para poder fazer os seus exercícios, não é mesmo?

2) Aumento do gasto calórico

Fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. É o que garante o pesquisador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Segundo o especialista, o clima mais ameno leva o corpo a precisar queimar mais calorias para manter-se aquecido.

3) Auxílio na manutenção do peso

Nos dias frios costumamos ingerir alimentos mais calóricos para manter a temperatura corporal. Assim, manter a prática de exercícios físicos no inverno auxilia na manutenção do peso, que costuma ser mais difícil nessa época do ano.

4) Maior conforto ao treinar

Para quem pratica atividades de alto impacto, as temperaturas altas podem gerar desconforto devido ao excesso de transpiração. Já os dias frios podem deixar esse tipo de exercício mais confortável, uma vez que suamos menos no inverno.

vantagens do exercício físico

5) Melhora do humor

Treinar aumenta a produção de substâncias que melhoram o humor e o bem-estar e isso pode ser ainda mais importante no inverno, devido aos dias menos iluminados.

Quando há uma baixa de luminosidade, há uma quebra na produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade, que afeta o humor. E quanto menos serotonina, maior a tendência para a tristeza e depressão. Assim, é importante estimular a produção de serotonina através da atividade física.

6) Possibilidade de treinar em outros horários

Nos dias frios é possível treinar em horários totalmente impensáveis no verão. Exercitar-se no horário do almoço, ao ar livre, por exemplo, é uma ideia que pode ser super agradável em um dia de baixas temperaturas, ainda mais se estiver ensolarado. 

7) Mais disposição para atividades cotidianas

Treinar no frio também aumenta a disposição para as atividades do cotidiano, uma vez que há uma clara sensação de bem-estar, devido ao aumento de endorfina. Também devido ao aumento das capacidades cardiorrespiratórias do praticante e da manutenção da força muscular. 

como se exercitar no frio

DICAS PARA FAZER EXERCÍCIOS NO FRIO DE FORMA SEGURA

Embora existam muitos benefícios em treinar no frio, vale lembrar que as temperaturas baixas tornam os músculos e articulações mais rígidos. E esse fator pode gerar redução da força e da mobilidade – e até aumentar o risco de lesões.

Em entrevista ao portal Drauzio Varella,  a presidente do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), Denise de Oliveira Alonso, recomenda os seguintes cuidados visando a prática segura de exercícios físicos nos dias mais frios:

  • Aquecer o corpo é importante antes de começar qualquer exercício, principalmente no inverno. Portanto inicie a atividade de maneira gradual, em um ritmo leve, para preparar a musculatura e as articulações;
  • Se for fazer caminhada, comece com passos curtos e, além das pernas, mexa bastante as mãos e os braços. Cerca de cinco a dez minutos  de aquecimento são suficientes;
  • Vista mais roupas, mesmo que você perca um pouco da mobilidade, pois manter o corpo aquecido é mais importante. À medida que você for sentindo calor, pode ir tirando algumas peças. Se estiver em ambiente frio, entretanto, é importante manter-se agasalhado;
  • Prefira realizar a atividade nas horas mais quentes do dia, como no final da manhã ou início da tarde;
  • Por fim, tenha em mente que é importante fazer um check-up cardiológico antes de iniciar qualquer atividade física. 

Agora que você já tem mais informações sobre os benefícios, e também os cuidados, de treinar no frio, conta pra gente: você é da turma que se exercita menos no inverno? Ou você mantém a mesma rotina de exercícios? Compartilhe sua experiência nos comentários! 


* Confira também aqui no blog o post Suplementos Revigore: conheça os benefícios para sua saúde.

3 comentários em “Preguiça de treinar no frio? Veja 7 benefícios da atividade física no inverno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *