Esportes para crianças: como incentivar a prática de uma forma saudável

menino com bola de futebol ilustra a importância dos esportes para crianças

Palco de grandes conquistas, as Olimpíadas costumam despertar nosso interesse pela prática de esportes, e com as crianças não é diferente. Esse ano, especialmente, a Olimpíada de Tóquio trouxe a modalidade do skate e com ela atletas entre 12 e 13 anos, uma inspiração e tanto para a garotada. É por isso que hoje vamos falar sobre esportes para crianças e a importância de incentivar a atividade física de uma forma saudável.

Nesse sentido, relacionamos os benefícios dos esportes para crianças e lembramos que o gosto pela atividade física pode ser estimulado desde os primeiros meses de vida. 

Além disso, caso a criança esteja começando no esporte, ou tenha a intenção de se tornar um atleta profissional, vale conferir ao final as dicas para incentivá-la sem exagerar na pressão. Você vai ver que, quando praticados com equilíbrio, os esportes para crianças são tudo de bom!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS ESPORTES PARA CRIANÇAS?

A atividade física é importante para todas as crianças, inclusive para os bebês. E o mais legal é que os benefícios da prática variam de acordo com a faixa etária. Veja abaixo quais são os principais ganhos:

Benefícios da atividade física para crianças de até 5 anos

  • Auxilia no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Auxilia na coordenação motora;
  • Melhora as funções cognitivas e a prontidão para o aprendizado;
  • Ajuda na integração e no desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais;
  • Contribui para o crescimento saudável de músculos e ossos;
  • Melhora a saúde do coração e a condição física.

Benefícios da atividade física para crianças de 6 a 17 anos

  • Promove o desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade;
  • Melhora as habilidades de socialização;
  • Melhora a saúde do coração e da condição física;
  • Desenvolve habilidades motoras, como correr, saltar e arremessar;
  • Melhora o humor e reduz a sensação de estresse e os sintomas de ansiedade e de depressão;
  • Ajuda no melhor desempenho escolar;
  • Auxilia no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade;
  • Ajuda na adoção de uma vida saudável, como melhora da alimentação e diminuição do tempo em comportamento sedentário (como tempo em frente ao celular, computador, tablet, videogame e televisão).

COMO ESTIMULAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Estimular a atividade física desde cedo é o melhor caminho para desenvolver o gosto das crianças pelos esportes. Confira como isso pode ser feito ainda nos primeiros anos de vida:

  • Crianças de até 1 ano: brincadeiras e jogos que envolvam atividades que deixem a criança de barriga para baixo (de bruços) ou sentada movimentando braços e pernas. Também é legal estimular a criança a alcançar, segurar, puxar, empurrar, engatinhar, rastejar, rolar, equilibrar-se com ou sem apoio, sentar e levantar, etc.;
  • Crianças de 1 a 2 anos: brincadeiras e jogos que envolvam atividades como se equilibrar nos dois pés, equilibrar num pé só, girar, rastejar, andar, correr, saltar, escalar, pular, arremessar, lançar, quicar e segurar, entre outras;
  • Crianças de 3 a 5 anos: brincadeiras e jogos que envolvam atividades como caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos, entre outras. A partir dessa faixa etária, a atividade física também pode ser realizada na aula de educação física escolar, bem como em aulas de natação ginástica, lutas, danças e esportes. 

COMO INCENTIVAR AS CRIANÇAS NOS ESPORTES DE FORMA SAUDÁVEL

Como vimos, a atividade física bem dirigida proporciona inúmeros benefícios desde os primeiros anos de vida. Por outro lado, as crianças que se envolvem em competições precisam ser ensinadas desde pequenas a lidarem com a frustração. 

Afinal, por mais que se dediquem ao esporte, grande parte das crianças não conseguirá se tornar um atleta de elite. Por isso, é fundamental o acompanhamento dos pais principalmente na questão do suporte emocional e psicológico. Algumas dicas podem ajudar nesse sentido:

  • Apoie o sonho da criança mas tente manter a rotina dela o mais próximo possível da do normal para a faixa etária;
  • Procure fazer com que ela tenha tempo para brincar e estudar;
  • Estimule a criança a ter outras amizades que não apenas as do ambiente esportivo;
  • Procure incentivar, mas evite depositar expectativas exageradas;
  • Lembre-se que crianças, principalmente as pequenas, podem associar o sucesso esportivo ao amor dos pais. Por isso é importante ensiná-las a lidar com a frustração e estimular outros planos além da carreira no esporte;
  • Caso a criança comece a participar de competições com frequência, analise a necessidade de apoio profissional psicológico para que ela possa aproveitar as provas com menos estresse e ansiedade;
  • Por fim, fique atento a eventuais sinais de insatisfação da criança com a prática esportiva.

Agora que você já conferiu as informações que selecionamos sobre esportes para crianças, conta pra gente: como é na sua casa? As crianças já tomaram gosto pela atividade física? Qual é o esporte que a galerinha mais curte por aí? Diz pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post 5 benefícios que as refeições em família trazem para as crianças.

** Com informações de Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, e do site pais&filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.