Como ter uma vida mais organizada? 10 dicas para testar em 2022!

como ter uma vida mais organizada

Então quer dizer que levar uma vida mais organizada está entre as suas metas para o próximo ano? Que bom, pois quando damos uma pausa para organizar as coisas conseguimos ver de forma mais objetiva onde colocamos nossa energia e como gastamos nosso tempo.

A organização é antes de tudo um hábito. Ou seja, pessoas realmente organizadas não nascem organizadas. O que queremos dizer é que, mesmo que você ache que não leva jeito para a coisa, com algumas mudanças simples é possível sim colocar um pouco de ordem na vida, desde que esteja com disposição para aprender e praticar!

Confira as dicas que selecionamos e veja como começar 2022 com tudo em mente para ter uma vida mais organizada!

10 DICAS PARA UMA VIDA MAIS ORGANIZADA
1) Organize seus pensamentos

Pode ser no início ou no fim do dia, como você preferir. O importante antes de mais nada é que seja um exercício diário. A ideia é fazer uma lista de tudo aquilo que preocupa você atualmente. Quando terminar, pergunte a si mesmo o que pretende fazer em relação a cada uma das questões e em que momento.

Pode parecer uma prática tola, mas quando organizamos pensamentos e responsabilidades que atormentam, ficamos menos preocupados. Assim é possível aquietar a mente e se envolver totalmente com o que realmente importa.

2) Escreva as coisas

Tentar se lembrar das coisas não ajuda ninguém a se organizar. Você só vai se complicar ainda mais ao tentar guardar de cabeça as datas e lembretes importantes. O segredo está em anotá-los. 

Caneta e papel, ou outro recurso digital, são as melhores ferramentas para nos fazer lembrar das coisas. Anote tudo: listas de compras, tarefas pendentes, questões da casa e datas importantes como reuniões e aniversários.

3) Estipule datas e prazos

Pessoas organizadas não perdem tempo: elas reconhecem que o hábito de manter as coisas organizadas anda de mãos dadas com a produtividade.

Que tal entrar no clima do ano novo e testar essa dica organizando suas metas para 2022, estipulando datas e prazos? Além disso, se precisar de uma forcinha extra, vale conferir aqui no blog o post 6 passos para realizar as metas da virada.

4) Fuja da procrastinação

Quanto mais você esperar para fazer algo, mais difícil será fazê-lo. Se você deseja que sua vida seja menos estressante e menos exigente, elimine a procrastinação! 

Uma dica legal para parar de procrastinar é utilizar a regra dos dois minutos. Essa estratégia sugere que, quando há qualquer tarefa que pode ser executada em menos de dois minutos, você deve executá-la imediatamente. Ou seja, quer você esteja realizando uma única tarefa curta, quer você esteja dividindo grandes projetos em pequenas execuções de dois minutos, a regra coloca você em ação.

5) Arrume um lugar para tudo

Manter sua vida organizada significa manter as coisas em seus devidos lugares. Pessoas organizadas mantêm a ordem armazenando as coisas adequadamente e etiquetando os espaços de armazenamento.

Crie espaços de fácil acesso para guardar as coisas que você usa e não deixe que elas fiquem desordenadas. E jamais tenha caixas ou gavetas destinadas para “coisas diversas”.

6) Mantenha apenas o que você precisa

Mais coisas significam mais desordem. Pessoas com vidas organizadas mantêm apenas o que precisam e o que realmente desejam. Em conclusão, ter menos coisas também significa que você as aproveita mais e se sente melhor ao usar tudo o que possui, em vez de deixar metade dos objetos acumulando poeira.

Você já sentiu que não tinha espaço para guardar todas as suas coisas? Em vez de, por exemplo, comprar mais um armário, separe o que não é mais útil e dê outro destino: venda ou doe para quem precisa.

7) Saiba onde descartar itens

Seja responsável ao descartar o que você não quer mais. Doe para brechós, venda em sites de usados ou ofereça para amigos ou familiares.

8) Não caia no apelo das promoções

Digamos que você se desfez das coisas que não tinham mais utilidade e ganhou um ótimo espaço em casa. O objetivo agora é não cair na tentação das promoções e parar de adquirir coisas desnecessárias.

Portanto em vez de comprar sem planejar, tenha uma relação das coisas que você realmente precisa e se mantenha apenas nessa lista.

9) Delegue responsabilidades

Uma vida realmente organizada não é sobrecarregada de responsabilidades, reuniões e prazos. Como um experimento, olhe para sua lista de tarefas ou faça uma. Percorra a relação e encontre uma tarefa que você pode eliminar, bem como repassar para outra pessoa.

10) Organize regularmente

Procure destinar um tempo todas as semanas para se organizar. As coisas não ficam organizadas por conta própria: dessa forma é necessário que isso seja feito de forma contínua e consistente.

Lembre-se que manter as coisas organizadas não é fácil. Mas, com um pouquinho de esforço, no final é possível ganhar mais tempo para curtir a vida do jeito que você mais gosta! A vida é curta, certifique-se de fazer o que é mais importante para você.

E então, curtiu as dicas que selecionamos? Qual é o seu truque para fazer as coisas fluírem melhor em 2022? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post 9 hábitos para deixar para trás junto com o ano que passou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.