Primeiros sintomas de gravidez: 5 sinais de que você pode estar grávida

primeiros sintomas de gravidez

Sabia que os primeiros sintomas de gravidez podem surgir poucos dias após a concepção? Entretanto, além de serem muito sutis, esses sinais também são muito parecidos com aqueles que a mulher sente dias antes de menstruar. Por isso, perceber que uma gestação está a caminho pode exigir um olhar atento a pequenas alterações físicas e emocionais.

Dessa forma, relacionamos aqui algumas informações que podem ajudar você a identificar os primeiros sintomas de gravidez e conhecer melhor os sinais do seu corpo. 🙂

QUAIS SÃO OS PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ?

Os sintomas de gravidez não são iguais para todas as mulheres. Algumas gestantes são mais sensíveis às mudanças hormonais ou possuem condições que favorecem a intensidade de determinadas condições físicas e emocionais.

O atraso menstrual é geralmente o sinal que mais chama a atenção da mulher para a possibilidade de uma gravidez. Além disso, frequentemente percebe-se as seguintes alterações:

1) Corrimento vaginal rosado

De difícil percepção, o corrimento de cor rosada é normal e resulta da entrada do espermatozoide no óvulo. Ele pode aparecer desde minutos após a relação sexual em que ocorre a fecundação até três dias depois.

Devido às grandes alterações hormonais que acontecem desde o momento da concepção, algumas mulheres também apresentam um corrimento vaginal mais espesso que o normal. Este corrimento não precisa ser rosado e, na maioria das vezes, possui até uma coloração ligeiramente esbranquiçada.

Em resumo, as alterações no corrimento vaginal, sejam em relação à cor ou à espessura, podem sim ser um sinal de gravidez.

2) Cansaço e/ou sono excessivo

O cansaço e o sono excessivo são sintomas de gravidez bastante comuns e podem surgir por volta da segunda semana, persistindo durante toda a gestação. Isso acontece devido às alterações hormonais e fisiológicas que o corpo da mulher começa a sofrer já nas primeiras semanas após a concepção.

Ao longo da gestação, a progesterona pode aumentar em mais de 500%. Esse hormônio é essencial para a manutenção da gravidez e para o desenvolvimento do feto, porém, ela provoca diversos efeitos colaterais, sendo a sensação de cansaço extremo e o sono excessivo um dos seus principais.

Aliás, também nas duas primeiras semanas de gravidez, a mulher poderá perceber algumas variações de humor sem causa aparente

3) Inchaço das mamas ou escurecimento da aréola

Antes mesmo de você saber que está grávida ou perceber que a menstruação atrasou, pode surgir um certo desconforto nos seios, semelhante ao que ocorre antes de menstruar.

Assim, mamas doloridas, crescendo em ritmo veloz, podem ser também um dos primeiros sinais de que um bebê está a caminho, pois, quando o óvulo é fecundado, toda a estrutura mamária se prepara para poder produzir leite. 

Além do aumento e sensibilidade das mamas, a mulher pode ainda notar alterações nas aréolas, que tendem a ficar mais escuras que o normal pelo aumento de fluxo sanguíneo na região.

4) Aumento da frequência urinária

A vontade constante de urinar pode começar logo no início da gestação. Muitas vezes, é um dos sintomas que ajudam a mulher a identificar a gravidez.

O aumento da frequência urinária inicialmente é consequência da grande mudança hormonal no corpo da gestante. Nas semanas seguintes, também é causada pelo tamanho aumentado do útero que diminui a capacidade da bexiga.

5) Náuseas

As náuseas e vômitos são sintomas muito frequentes no início da gravidez, podendo aparecer sobretudo logo na primeira semana de gestação. Normalmente são matinais, ocorrendo dessa forma pela manhã, mas podem surgir a qualquer hora do dia. Geralmente cessam entre a oitava e a décima segunda semana de gravidez.

Vale lembrar contudo que esses são os sintomas mais comuns de gravidez. Nesse sentido podem ocorrer ainda: cólica ou inchaço abdominal, dor no fundo das costas, aversão a cheiros fortes, aumento da oleosidade da pele e alteração no apetite.

QUANDO FAZER UM TESTE DE GRAVIDEZ?

Os primeiros sintomas de gravidez são bem semelhantes aos que a mulher sente dias antes de menstruar, ou seja, na tensão pré-menstrual. Assim, ainda que associados ao atraso do sangramento, podem suscitar dúvidas sobre a ocorrência ou não da gestação.

Portanto, caso haja suspeita, a melhor forma de confirmar o diagnóstico é através da realização de um teste de gravidez. O Teste de Gravidez Revitart Basics, por exemplo, tem preço super em conta e pode ser encontrado nas Farmácias Associadas. Além de ser super prático de usar, em apenas um minuto você tem o resultado com 99% de eficácia.

Teste de Gravidez Revitart Basics

(Teste de Gravidez Revitart Basics | À venda nas Farmácias Associadas)

Achou úteis as informações que selecionamos sobre os primeiros sintomas de gravidez? Você já viveu alguma experiência de descoberta da gestação que gostaria de compartilhar? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Estou grávida, e agora? Conheça os cuidados no início da gravidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.