Como acabar com piolhos e lêndeas? 5 dicas para lidar com o problema

como acabar com piolhos e lêndeas

Você já reparou que os primeiros meses do ano costumam ser “época de piolho”? Pois saiba que não é uma simples coincidência: é que as altas temperaturas do verão aceleram o desenvolvimento dos ovos desse inseto tão perturbador. Portanto, nesse período é comum a procura por formas de acabar com piolhos e lêndeas.

Infestações causadas por piolhos e lêndeas são chamadas de pediculose. E, embora possam acometer pessoas de todas as faixas etárias, são mais comuns em crianças em idade escolar devido ao maior contato físico que acontece principalmente em creches e escolas.

Acabar com piolhos e lêndeas exige paciência e determinação. A boa notícia é que basta seguir algumas recomendações simples para acabar com o problema e ter mais sucesso na prevenção de futuras infestações! Confira as dicas que selecionamos!

criança com piolhos sendo removidos com pente fino

5 DICAS PARA ACABAR COM PIOLHOS E LÊNDEAS
1) Evite compartilhar objetos de uso pessoal

O piolho não voa e não pula, portanto a transmissão pode ocorrer de duas formas: contato direto de uma pessoa com a outra (proximidade das cabeças) ou ao compartilhar objetos de uso pessoal (pentes, prendedores de cabelo, bonés, travesseiros e outros).

Assim, além de evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, é legal orientar as crianças a não usarem escovas de cabelo ou bonés dos colegas de escola.

2) Saiba identificar os sintomas

O piolho vive em torno de 30 dias, e neste período a fêmea produz em média de 150 a 300 ovos. Dessa forma, a identificação e tratamento imediato é fundamental para evitar novas infestações de piolhos e o agravamento de quadros existentes. 

O principal sintoma da presença de piolhos é a coceira na cabeça. Geralmente, há ocorrência de vermelhidão no couro cabeludo, pescoço ou nuca, devido à coceira intensa, além de pequenos pontos esbranquiçados nos cabelos, semelhantes à caspa.

3) Envolva todas as pessoas da casa no tratamento

Na hipótese de ocorrência de piolhos, todas as pessoas da casa devem ser examinadas e, se for o caso, realizar o tratamento. Essa medida é importante para evitar a reinfestação.

Apesar da transmissão por objetos ser mais rara, limpe todos os itens de uso pessoal que tenham entrado em contato com a cabeça da pessoa infectada nas últimas 48 horas (período em que os piolhos morrem caso fiquem sem se alimentar de sangue).

pente fino sendo utilizado para retirar piolhos

4) Utilize o pente fino

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento para acabar com piolhos e lêndeas requer a adoção das seguintes medidas:

– Aplicação nos cabelos de xampus e/ou loções específicos para pediculose. Em alguns casos pode ser necessária a medicação oral, prescrita por médico dermatologista;

– Remoção total dos piolhos e lêndeas com pente fino, pois os medicamentos não matam os ovos do parasita.

Ou seja, utilizar pente fino diariamente é o método mais correto e seguro para acabar com piolhos e lêndeas. Medicamentos e xampus específicos auxiliam no combate aos piolhos, mas não substituem o uso do pente.

O uso do vinagre é um recomendação popular, porém o Portal Drauzio Varella alerta que seu benefício não é o mesmo do medicamento, que é mais eficaz para matar os insetos. Por outro lado, o vinagre pode ser útil para desgrudar as lêndeas do cabelo e facilitar sua remoção com o pente fino. Assim, a solução pode ser usada como complemento na retirada dos ovos, devendo ser utilizada na proporção de uma medida de vinagre para uma medida de água. 

5) Não utilize produtos sem orientação médica

Não siga receitas caseiras para matar os piolhos, pois são ineficazes e podem fazer mal à saúde. Também não use pesticidas ou outras substâncias sem orientação médica, afinal além de tóxicos não consegue acabar com a infestação.

PENTE FINO: O MELHOR MÉTODO PARA ELIMINAR PIOLHOS

Como falamos, o uso diário do pente fino ainda é o melhor método para acabar com piolho e lêndeas. Então que tal conhecer o Pente Fino da Linha Crescendo da Farmácias Associadas?

O pente fino de aço inox, disponível nas lojas da rede, possui separação perfeita dos dentes e por isso consegue arrastar até as menores lêndeas. Além disso, possui pontas arredondadas que não machucam o couro cabeludo. Também conta com cabo antiderrapante e um exclusivo limpador que auxilia na limpeza das cerdas a cada passada.

Agora conta pra gente: você já utilizou o pente fino para eliminar piolhos e lêndeas? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar conosco? Deixe sua contribuição nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Piolhos e Lêndeas: mitos e verdades no combate ao problema.

** Com informações de Ministério da Saúde e Portal Drauzio Varella.

Um comentário em “Como acabar com piolhos e lêndeas? 5 dicas para lidar com o problema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *