Carga mental feminina: saiba porque você pode estar se sentindo exausta

carga mental feminina

O Dia Internacional da Mulher está chegando. E por aqui gostamos de aproveitar a data para trazer à tona questões que envolvem a saúde física e o bem-estar das mulheres. É por isso que hoje vamos falar sobre carga mental feminina: um trabalho na maior parte das vezes não reconhecido e que pode gerar muito estresse e desgaste emocional. 

Sabe aquela sensação de “tudo eu nessa casa”? Pois é, a frase pode até parecer engraçada, mas traz consigo a dura realidade de que o trabalho de planejamento, organização e tomada de decisões em casa é assumido principalmente pelas mulheres.


Assim, se você se identificou com essa sensação de ser a maior responsável pelas tarefas domésticas e muitas vezes se sente sobrecarregada com essa função, segue com a gente que temos muito a falar a respeito. 😉

O QUE É CARGA MENTAL?

De acordo com o site Draft, a definição de carga mental deriva de um conceito chamado Emotional Labor, criado em 1983, sem distinção de gênero. Ou seja, o termo se referia à pressão mental do trabalho para homens e mulheres. A partir dos anos 2000, passou a se alargar para alcançar demandas feministas.

Desde então, a expressão carga mental passou a ser amplamente utilizada para descrever o trabalho constante de gerenciar atividades e que recai majoritariamente sobre as mulheres. Isto é, organizar o que deve ser feito, administrar contas, compromissos e tempo e cuidar do bem-estar de todos, principalmente no ambiente doméstico. É uma função quase sempre invisível – sem reconhecimento ou valia – e extremamente desgastante do ponto de vista emocional. 

Você já pensou, por exemplo, que para que as coisas fiquem em ordem em uma casa muitas vezes é preciso mais esforço mental do que físico? Basta analisar a realização de tarefas como programar as compras, organizar a limpeza da casa, acompanhar as crianças, planejar as refeições e muito mais.

POR QUE A CARGA MENTAL AFETA MAIS AS MULHERES?

É claro que homens também podem ter carga mental, mas é exceção se comparado ao universo feminino. Isso acontece pela questão cultural, que por muitos anos fez com que os homens tivessem de forma muito mais definida quais seriam suas atividades, de provedor e trabalhador externo, deixando para as mulheres o papel de organizadoras da casa e do bem-estar da família.

Segundo um estudo do IBGE, divulgado em 2017, as mulheres dedicam 20,9 horas semanais apenas a afazeres domésticos e cuidados de pessoas, contra 11,1 horas por semana dos homens.

A pesquisa mostra ainda que, mesmo dividindo o lar com um companheiro, o percentual de mulheres que realizam tarefas domésticas ainda é superior ao dos homens: das mulheres que viviam com marido ou companheiro, 95,6% realizaram essas atividades; entre os homens nesta condição, a taxa de realização foi de 76,4%.

EXEMPLOS DE CARGA MENTAL NO AMBIENTE DOMÉSTICO

Existe uma diferença entre executar as tarefas e gerenciá-las. E, normalmente, mesmo que haja divisão das atividades de execução, o planejamento costuma cair nos ombros das mulheres.

Nesse sentido, o site BuzzFeed listou algumas situações de carga mental que ajudam a avaliar o quanto de responsabilidades estão sendo acumuladas. Confira a seguir algumas delas:

  • Dividir a faxina da casa, mas também ser a única responsável pela compra e controle dos produtos de limpeza;
  • Combinar de terceirizar a limpeza, mas também ser a encarregada de orientar o funcionário contratado;
  • Dividir o preparo das refeições, mas também ser responsável por verificar os mantimentos disponíveis ou realizar as compras;
  • Alternar as idas ao supermercado, mas também ficar sempre com a tarefa de fazer a lista de compras mesmo que não seja a sua vez de ir ao estabelecimento;
  • Dividir os cuidados com as crianças, mas também ser a única encarregada de marcar consultas ou frequentar as reuniões da escola;
  • Ser sempre a única responsável por planejar as férias em família;
  • Ter que descrever minuciosamente o que precisa ser feito ao pedir ajuda do parceiro em alguma tarefa.

É claro que tudo passa por um acordo entre o casal. E não há nada de errado em assumir tarefas de gerenciamento. O problema é quando você se sente sobrecarregada e começa a sofrer os efeitos físicos e mentais da carga mental.

QUAIS OS EFEITO DA CARGA MENTAL?

Como falamos, assumir tantas responsabilidades de gerenciamento pode ser emocionalmente exaustivo, o que prejudica a saúde mental e física das mulheres. Dessa forma, a carga mental pode ocasionar:

  • Irritabilidade;
  • Cansaço
  • Sono de má qualidade;
  • Dificuldade de concentração e de manter o foco;
  • Dores no corpo;
  • Dificuldade de descansar;
  • Depressão;
  • Ansiedade.

Além disso, segundo um artigo publicado recentemente por psicólogos da Universidade Babes Bolyai Cluj-Napoca, da Romênia, essa sobrecarga, traduzida muitas vezes como estresse, fadiga ou Burnout, tem associação com câncer de mama.

COMO AMENIZAR A CARGA MENTAL FEMININA?
1) Encare a situação

Tomar consciência de que algo não vai bem é o primeiro passo para mudar uma situação. Se você vem sentindo sintomas como cansaço e irritabilidade, esse pode ser um sinal de que a carga mental está pesando. Assim, avalie o quanto de tarefas você está assumindo e pense nas possibilidades de dividir habilidades e competências.

2) Converse com o parceiro

Tenha uma conversa franca com o seu parceiro sobre as decisões que precisam ser tomadas na casa. Uma dica que pode ajudar é dividir a casa em departamentos – roupa, comida, limpeza, etc – e deixar cada pessoa responsável por um número de setores, desde o planejamento até a execução.

Lembre-se que mudanças passam por períodos de ajustes, então pode acontecer de no início haver algumas falhas pelo caminho. Seja persistente.

3) Reforce os acordos de forma direta

Dificilmente as pessoas mudam comportamentos a partir de uma “indireta” ou uma “sugestão” que lançamos. Assim, acordos tendem a funcionar melhor quando a conversa é direta. Se você acha que o seu parceiro não quer ouvir, seja enfática: a conversa sobre tarefas domésticas precisa acontecer e não basta fazê-las apenas quando “alguém manda”. 

4) Saiba delegar

Equilibre o nível de complexidade e urgência das tarefas. Não tire as mais difíceis de você, mas também não as mantenha só para si. Divida de maneira igual e tenha paciência com o processo de aprendizado de cada pessoa. 

Pode acontecer de precisar alguns dias para que todos se adaptem à nova rotina e aos novos afazeres. O começo pode ser complicado, mas a longo prazo será um benefício para todos.

5) Enxergue-se como prioridade

A sua saúde mental precisa estar acima de tudo. Assim, reserve um tempo do dia para se observar, relaxar ou até mesmo praticar uma atividade física que você gosta.

Esses momentos de pausa ajudam também a avaliar o quanto de carga mental você está abraçando e como é necessário ter mais tempo para você mesma. 🙂

Por fim, lembre-se que a carga mental feminina é uma herança da estrutura da nossa sociedade, de forma que cabe a todos nós – mulheres e homens –  mudar esse cenário. Portanto, iniciar essa conversa é fundamental. Aliás, você já abordou esse assunto com o seu parceiro? Como funciona a divisão de tarefas na sua casa? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Mês da Mulher: quais as doenças mais comuns entre a população feminina?.

** Com informações de BuzzFeed, Draft, El País, LinusNexo e UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *