Dia Mundial da Atividade Física: veja 7 dicas para movimentar o corpo!

família movimentando o corpo ao ar livre

O Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em 6 de abril e já desperta no próprio nome uma curiosidade: a diferença entre atividade física e exercício físico. 

Enquanto que a atividade física envolve tarefas comuns do cotidiano – como caminhar, subir escadas, passear com o cachorro, etc. -, o exercício físico compreende atividades que possuem planejamento e regras bem definidas. Assim, embora tenham suas diferenças na definição, o que se sabe é que ambos fazem bem para a saúde!

Dito isso, o Dia Mundial da Atividade Física busca incentivar as pessoas a serem mais ativas, uma vez que o sedentarismo está associado a doenças crônicas como o infarto, a hipertensão e a diabetes. E nós aqui do Penteadeira, o blog da Farmácias Associadas, entramos nessa campanha pela saúde e selecionamos 7 dicas simples para estimular você a mexer mais o corpo! Confira as sugestões e movimente-se conosco!

pessoa passeando com o cachorro

7 DICAS PARA MOVIMENTAR MAIS O CORPO
1) Troque o elevador pela escada

Subir escadas é uma das formas mais práticas de movimentar o corpo. Afinal, não requer deslocamento para nenhum lugar especial, não tem custo e pode ser progressivo. O ideal é começar com alguns lances por dia para não desenvolver sobrecarga nas articulações e lesão muscular. 

Ah, e subir escadas é sempre melhor que descer. Subir aumenta a frequência cardíaca, enquanto a descida pode impactar mais as articulações e, em termos de gasto calórico, representa apenas 30% do esforço obtido na subida.

2) Estacione mais longe ou desça do ônibus uma parada antes

As pessoas procuram estacionar em local mais próximo possível do destino. Para sair do sedentarismo, faça o contrário, ou seja, procure adquirir o hábito de estacionar a uma quadra de distância. Se você usa o transporte público, desça uma parada antes ou depois do seu destino e faça o restante do trajeto a pé.

3) Vá ao supermercado mais vezes e a pé

Se você tem o costume de fazer uma grande compra no supermercado, que tal ir mais vezes na semana e optar por um estabelecimento que seja possível ir a pé? Além de mexer o corpo, essa também é uma forma de ficar mais próximo da sua comunidade.

dia mundial da atividade física pessoa caminhando mais

4) Levante do sofá

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas se você tem o hábito de assistir séries e filmes, é provável que passe longos períodos no sofá. Então que tal se propor a dar uma movimentada no intervalo de cada episódio? Um alongamento de dez minutos ou uma pausa para fazer uma atividade doméstica já são boas opções.

5) Mude a rotina com os filhos

Movimentar o corpo é legal, mas fazer isso em família pode ser mais bacana ainda! Experimente levar mais as crianças em praças e parques ou comece a buscá-las no colégio a pé. 

6) Passeie mais com o cachorro

Animais de estimação também podem ser um ótimo estímulo para atividade física. Você pode tanto aumentar o número de vezes com que passeia com o cachorro quanto fazer caminhadas mais longas com o pet. Começar com uma quadra a mais, por exemplo, já é uma super iniciativa.

7) Frequente bairros próximos

Sabe aquela tendência um tanto preguiçosa que temos de fazer tudo pertinho de casa? Então que tal trocar aquele café ou restaurante da sua rua por outro um pouquinho mais longe, talvez até em um bairro vizinho, e dar uma bela caminhada até lá? De repente você até acaba descobrindo lugares tão ou mais interessantes que os que você costumava frequentar.

casal caminhando pelo bairro

POR QUE O DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE?

Estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos, e quatro em cada cinco adolescentes, não praticam atividade física suficiente. “Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar e pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, defende o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Como vimos, toda atividade física é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, esporte e lazer ou transporte, mas também por meio da dança, brincadeiras e tarefas domésticas cotidianas, como jardinagem e limpeza.

Assim, se você precisa passar muito tempo sentado, seja no trabalho ou na escola, atente-se à prática regular de atividade física para combater os efeitos prejudiciais do comportamento sedentário, combinado? 

Aliás, entre as dicas que sugerimos para movimentar mais o corpo, qual você mais curtiu? Tem alguma sugestão para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!


* Com informações de Ministério da Saúde.

** Confira também aqui no blog o post Preguiça de treinar no frio? Veja 7 benefícios da atividade física no inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.