Como prevenir a pressão alta? Veja as principais recomendações

como prevenir a pressão alta

A hipertensão arterial, ou pressão alta, acomete 3 a cada 10 brasileiros adultos. Trata-se de uma doença silenciosa que, quando não tratada, leva a complicações como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e outras enfermidades. Por isso, é importante saber como prevenir a pressão alta.

Nesse sentido, aproveitamos o Dia Nacional de Combate de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, para alertar sobre a importância de monitorar a pressão e ficar atento a alguns hábitos que auxiliam no controle. Confira as informações que selecionamos e fique atento aos hábitos que ajudam na busca por mais saúde!

O QUE CARACTERIZA A PRESSÃO ALTA?

A hipertensão arterial, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual a 14 por 9 ou maior. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.

Às vezes, dor de cabeça, tontura e mal-estar podem ser sinais de hipertensão arterial. No entanto, a maioria dos hipertensos não apresenta sintomas. A única maneira de saber se a pressão está normal é medindo. O ideal portanto é medir a pressão pelo menos a cada seis meses ou com intervalo máximo de um ano.

como prevenir a pressão alta

VOCÊ COSTUMA MEDIR A PRESSÃO?

A SBH – Sociedade Brasileira de Hipertensão já lançou a Campanha de Hipertensão 2022. O tema deste ano é “Meça a Pressão e Descomplique a Vida”, reforçando a importância de medir a pressão arterial para o diagnóstico e de controlar a pressão através da adoção de hábitos saudáveis de vida. 

Vale lembrar portanto que o diagnóstico da hipertensão arterial é feito pela medida da pressão. Dessa forma, a SBH recomenda: 

  • Medir a pressão regularmente (pelo menos uma vez por ano) com um profissional de saúde;
  • Utilizar sempre aparelhos validados e calibrados.

Qualquer pessoa pode medir a pressão, desde que seja treinada para isso. Ainda assim, os profissionais da área da saúde são os mais indicados. 

Para medir a própria pressão recomenda-se escolher um ambiente tranquilo, após repouso de 5 minutos, e permanecer com o braço no qual fará a medição apoiado em uma mesa na altura do coração, as costas apoiadas na cadeira e os pés encostados no chão. A bexiga deve estar vazia e a pessoa não pode ter fumado, se alimentado ou ingerido café pelo menos 30 minutos antes da medida.

COMO PREVENIR A PRESSÃO ALTA?

Para manter a pressão arterial saudável, a SBH orienta a adoção de hábitos de vida saudáveis, tais como:

– Reduza o consumo de sal e temperos prontos na alimentação. Prefira alimentos frescos e naturais, consuma mais frutas, vegetais e grãos;

– Procure manter o peso ideal com dieta equilibrada;

– Pratique atividade física regular por pelo 150 minutos por semana;

– Evite o consumo de álcool em excesso;

– Busque levar uma vida com menos estresse;

Se a sua pressão estiver alta, além dos hábitos saudáveis de vida, siga corretamente as medicações indicadas pelo seu médico e mantenha acompanhamento regular.


* Com informações de Sociedade Brasileira de Hipertensão.

** Confira também aqui no blog o post Dia Mundial da Atividade Física: veja 7 dicas para movimentar o corpo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.