Pele cansada? 5 dicas para recuperar o viço da pele do rosto!

mulher examinando sinais de pele cansada

Você já reparou que as pessoas muitas vezes percebem que estamos cansados apenas olhando para o nosso rosto? Isso acontece porque o estresse e, principalmente, a privação de sono contribuem para que a pele fique seca e sem brilho. Ou seja, o aspecto de pele cansada é um dos danos visíveis causados pela exaustão.

Dessa forma, relacionamos aqui os principais sinais de pele cansada para auxiliar você a identificar que talvez seja a hora de desacelerar um pouco. Além disso, reunimos algumas diquinhas que podem ajudar a recuperar o viço do rosto e devolver a saúde que a nossa pele tanto precisa! Bora conferir?

QUAIS SÃO OS SINAIS DE PELE CANSADA?
  • Acentuação das olheiras

As olheiras podem ser desencadeadas por uma série de fatores, e a fadiga é um deles. O cansaço tende a provocar a dilatação dos vasos sanguíneos. Por sua vez, o aumento do fluxo sanguíneo na região abaixo dos olhos, que tem a pele muito fina, provoca um sombreamento na pálpebra que caracteriza a presença das olheiras.

como suavizar sinais de cansaço na pele

  • Inchaço nos olhos

Os inchaços e as bolsas formadas ao redor dos olhos são causados, principalmente, por retenção de líquidos, que também é um efeito da fadiga. Poucas horas de sono durante a noite podem igualmente intensificar o problema.

  • Aumento das linhas finas

Segundo um estudo publicado no periódico científico Inflamm Allergy Drug Targets em 2014, a liberação crônica de cortisol, o hormônio do estresse, causa a diminuição do colágeno e da elastina, o que está associado, por exemplo, ao aparecimento de rugas e linhas finas.

  • Desidratação e perda do viço

O cansaço também aumenta a liberação de adrenalina e diminui a reparação do processo de envelhecimento. Isso afeta diretamente a capacidade da nossa pele de fazer sua renovação celular. E quando a taxa de renovação celular diminui, a pele perde completamente a hidratação e dessa forma o viço.

5 DICAS PARA RECUPERAR O VIÇO DA PELE DO ROSTO
1) Procure ter uma boa noite de sono

Já ouviu falar naquela expressão “sono da beleza”? Pois saiba que ela é real: uma boa noite de sono pode fazer maravilhas pela saúde de uma pele cansada. Portanto, procure fazer uma pausa na sua rotina e priorize o seu descanso!

2) Use um bom hidratante noturno

Além dos cuidados básicos com o rosto durante o dia – como limpeza, hidratação e proteção solar -, é importante que você escolha um bom hidratante facial noturno. Afinal, é de noite que a pele aumenta a sua capacidade de regeneração, e por isso esse é o momento ideal para usarmos cremes de fórmulas mais concentradas.

Nesse sentido, uma boa dica é optar pelo Creme Revitart Faces Hidratante Facial Noturno, que conta com os 3 ingredientes consagrados para devolver o viço para sua pele: colágeno, vitamina E e D-Pantenol.

O colágeno é uma proteína rica em aminoácidos essenciais e que auxilia na nutrição e proteção da pele contra a ação do tempo. Já a vitamina E é antioxidante, ou seja, protege a pele da ação de radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce. Por fim, o D-Pantenol possui efeito hidratante e suavizante, protegendo a pele contra o ressecamento.

3) Lave o rosto com água fria

Lavar o rosto com água gelada, logo ao acordar, é uma estratégia simples mas bastante eficaz para recuperar a pele cansada. A tática ajuda a fechar os poros, além de ser uma ótima aliada na diminuição do inchaço matinal

4) Faça uma massagem facial

Os movimentos da massagem facial são capazes de proporcionar inúmeros benefícios para a pele, tais como promover a circulação sanguínea, desinchar o rosto, estimular a produção de colágeno, desobstruir os poros e até mesmo suavizar as linhas de expressão.

E para dicas de como realizar os movimentos, basta acessar o post Massagem facial: veja como suavizar inchaço e sinais de expressão que publicamos aqui no blog.

5) Beba mais água e consuma menos sódio

Comece o dia pela hidratação! É isso mesmo, assim que sair da cama, beba um copo de água: a saúde da sua pele agradece!

E lembre-se de manter a hidratação ao longo do dia. O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água e sobretudo pegar leve no consumo de alimentos que contenham muito sódio na composição.

Agora que você já conhece os sintomas de uma pele cansada – e já pegou as dicas de como amenizá-los – conta pra gente: qual é o primeiro sinal que a sua pele dá de que algo não está bem? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post O esfoliante facial é mesmo necessário? Conheça 5 benefícios do produto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.