Como cuidar do cabelo no inverno? 7 dicas para manter os fios saudáveis!

dicas de como cuidar do cabelo no inverno

Fios bonitos e saudáveis exigem cuidado o ano todo. Porém nos meses de temperaturas mais baixas é preciso redobrar a atenção. Isso porque os banhos muito quentes e o uso em excesso do secador podem agravar o ressecamento. Assim, dicas de como cuidar do cabelo no inverno são sempre bem-vindas!

Nesse sentido, selecionamos algumas sugestões práticas e fáceis de adotar no dia a dia. Confira as recomendações e veja como melhorar o aspecto dos fios!

7 DICAS PARA CUIDAR DO CABELO NO INVERNO
1) Evite a água muito quente

A água quente retira a proteção dos fios, deixando-os mais ressecados e sem hidratação natural. A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, condição em que costuma embaçar um pouco o espelho

Assim, se todo o espelho estiver embaçado, você já tem o sinal de que a água deve estar em excessivos 60 graus aproximadamente.

2) Reforce o uso do condicionador

A gente sabe: em muitas regiões do país não é fácil abrir mão daquele banho super quente. Nesse caso, o ideal é reforçar a hidratação dos fios para conter os danos causados pela água em temperatura elevada.

Dê preferência a condicionadores que tenham propriedades hidratantes. Aplique o produto nos fios, da metade para baixo, evitando o contato com o couro cabeludo.

cuidados com o cabelo no frio

3) Controle a caspa com xampu apropriado

O calor excessivo da água altera as características dos fios e do couro cabeludo, podendo provocar um aumento da oleosidade e até o surgimento da dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa.

Nesse caso, é importante lembrar que a ideia de que lavagens frequentes pioram a dermatite seborreica é um mito. Portanto, caso seja necessário lavar o cabelo diariamente, a dica é utilizar um xampu anticaspa pelo menos uma vez por semana e manter a hidratação longe do couro cabeludo.

4) Pegue leve nos quebra-galhos

O xampu seco pode ser uma ótima opção para aqueles dias em que está muito frio e você prefere não lavar o cabelo. Lembre-se apenas de usá-lo com parcimônia e em dias intercalados, ou seja, nada de reaplicar no dia seguinte. 

A mesma moderação vale para o uso de boinas e gorros, por exemplo. Embora esses acessórios deixem o look mais estiloso, eles podem contribuir para aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

5) Use máscaras com óleos vegetais

Para complementar a ação do condicionador, também é legal utilizar máscaras de tratamento a cada 15 dias ou conforme necessário.

Dê preferência para produtos que tenham em sua composição óleos derivados de vegetais, como os de coco, argan, uva, manteiga de karité e amêndoas. Esses ativos são ótimos para repor nutrientes e manter portanto os cabelos saudáveis ao longo do inverno.

6) Proteja os fios do calor do secador

No inverno o uso do secador se torna mais frequente. Por isso, para proteger os fios do excesso de calor, é sempre bom usar um protetor térmico.

Por fim, outra dica importante é utilizar o aparelho mais longe dos fios e na temperatura morna para evitar o aquecimento do couro cabeludo e prevenir descamação.

como cuidar dos fios no inverno

7) Nutra e hidrate seu corpo

Manter o corpo hidratado, ou seja, beber pelo menos dois litros de água por dia, faz bem para a saúde e também melhora o aspecto dos fios. 

O mesmo acontece quando ingerimos alimentos ou suplementos que fornecem vitaminas e nutrientes essenciais para o nosso organismo: acabamos dando uma forcinha para a saúde e beleza dos cabelos, peles e unhas. 

O que você achou das dicas que selecionamos sobre cuidar do cabelo no inverno? Você tem alguma sugestão para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Dicas para cuidar da beleza no inverno.

** Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *