Dia do Amigo: conheça 8 benefícios da amizade para a sua saúde

dia do amigo benefícios para a saúde

“Quem tem um amigo tem tudo”, já dizia a canção. E é verdade: amigos nos ajudam a encarar as situações difíceis e celebram com alegria genuína as nossas conquistas. Por isso, o 20 de julho, data que marca o Dia do Amigo no Brasil, merece ser muito comemorado.

E nós aqui da Farmácia Associadas lembramos que a amizade, dentro de uma perspectiva científica, é definida como uma importante fonte de saúde e bem-estar. Ou seja, ter amigos traz benefícios para o corpo e a mente.

Confira a seguir como a amizade pode ser positiva para a sua saúde e aproveite para comemorar o Dia do Amigo com quem está sempre ao seu lado. <3 

8 BENEFÍCIOS DA AMIZADE PARA A SAÚDE
1) Fortalece a imunidade

Uma pesquisa da Universidade de Chicago mostrou que pessoas solitárias são mais propensas a desenvolver doenças. Da mesma forma, apresentam mais insônia e imunidade mais baixa do que quem se relaciona com amigos frequentemente. Portanto, demoram mais a se curar de doenças simples, como uma gripe ou resfriado

2) Reduz o risco de demência

Um estudo  feito com mais de 10 mil pessoas descobriu que quem tinha uma vida social ativa aos 60 anos tinha 12% menos risco de desenvolver demência anos depois. Os resultados foram publicados no periódico Plos Medicine.

Os cientistas chegaram a essa porcentagem justamente quando compararam sobretudo pessoas socialmente ativas àquelas que viam apenas um ou dois amigos a cada poucos meses. E, para piorar, ver parentes não mostrou a mesma associação benéfica.

3) Aumenta a expectativa de vida

De acordo com a Brigham Young University, nos EUA, uma vida sem interações sociais pode ser sinônimo de longevidade reduzida. Os pesquisadores concluíram que ter amigos sempre por perto aumenta em 50% a chance de viver mais

A análise contemplou estudos durante sete anos e meio. Eles revelaram que quem passa grande parte da vida sem interações sociais tem mais propensão ao tabagismo, alcoolismo e sedentarismo, fatores que diminuem a expectativa de vida.

4) Melhora a saúde cognitiva

Ter um amigo para conversar melhora sobretudo a saúde do cérebro, revela pesquisa da Universidade de Harvard. Os pesquisadores observaram que as pessoas que não tinham com quem conversar apresentavam um envelhecimento cognitivo de até 4,25 anos em comparação com os que podiam contar com amigos para desabafar.

Outra pesquisa, publicada na revista científica Pers Soc Psychol Bull, mostra que conversar com amigos por apenas 10 minutos diariamente traz impactos positivos no funcionamento da nossa memória e por fim no desempenho intelectual. 

5) Faz bem para o coração

Segundo a Universidade Columbia, nos EUA, pessoas normalmente felizes, entusiasmadas e satisfeitas apresentam um risco 22% menor de ter infarto e igualmente de desenvolver doenças cardíacas.

6) Auxilia no controle da hipertensão

Recentemente especialistas concluíram que o período de isolamento social provocado pela pandemia poderia impactar negativamente os pacientes com hipertensão, uma vez que a solidão pode agravar a ansiedade, a angústia e o estresse. Dessa forma, cultivar amizades também é um meio de manter a doença sob controle.

7) Diminui o risco de depressão

De acordo com um estudo da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, amigos ajudam as crianças a se desenvolverem psicologicamente e diminui os riscos da ansiedade e da depressão.

8) Incentiva a prática de exercícios físicos

Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, apontou que quando um amigo pratica atividade física, há muitas chances de quem está na outra ponta da amizade também praticar. 

CELEBRE O DIA DO AMIGO

O Dia do Amigo no Brasil é 20 de julho. Vale lembrar que em algumas regiões também há comemorações em 30 de julho, Dia Internacional da Amizade.

Independente da data, gostoso mesmo é celebrar a amizade todos os dias, não é mesmo? Então aproveita e conta pra gente: qual é a importância dos amigos na sua vida? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Conheça os sintomas do estresse e as dicas para viver melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *