O que são dermocosméticos e quais seus benefícios?

o que são dermocosméticos

Quem gosta de acompanhar as novidades em produtos para o cuidado com a pele provavelmente já deve ter ouvido falar em dermocosméticos. Afinal, esse tipo de produto é bastante recomendado por dermatologistas.

Mas, você sabe dizer exatamente o que são dermocosméticos? É um sinônimo de cosmético ou o produto é mais completo? E quais seus benefícios? Para responder essas e outras perguntas, selecionamos algumas informações para você ficar por dentro do mundo dos dermocosméticos! Vem com a gente!

Quais as diferenças entre cosméticos e dermocosméticos?

A principal diferença entre cosméticos e dermocosméticos diz respeito ao modo de ação. Assim, os cosméticos são produtos com ação imediata, porém temporária. Ou seja, são produtos que podem alterar a aparência da pele, porém apenas durante o período em que são aplicados. Isso porque agem apenas na camada mais superficial da pele, a chamada epiderme.

Assim, cosméticos podem limpar, perfumar e proteger a pele, mas apenas enquanto estiverem sobre ela. É o caso dos produtos de maquiagem, como por exemplo os corretivos que escondem marcas mas que não as minimizam de forma permanente.

Já os dermocosméticos atuam na pele a longo prazo. Tais produtos têm como finalidade principal tratar a saúde da pele, e não apenas neutralizar imperfeições. Podemos citar como exemplo os cremes hidratantes, as máscaras faciais e os séruns, entre outros.

O que define um produto como dermocosmético?

Os dermocosméticos possuem um registro especial na Anvisa. Isso significa que, apesar de serem classificados também como cosméticos, eles precisam ter uma aprovação científica. Ou seja, comprovar que os princípios ativos presentes em sua composição realmente funcionam. 

Além disso, as etapas de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de produto envolvem um número maior de testes para garantir a eficácia e segurança.

Quais são os benefícios dos dermocosméticos?

Por contarem com ativos que penetram na pele e atuam nas camadas mais profundas, os dermocosméticos trazem benefícios em diferentes tratamentos dermatológicos, como redução de olheiras e oleosidade excessiva, clareamento de manchas, redução de poros, firmeza da pele, melhorando sua elasticidade.

Outro ponto que deve ser considerado é que os dermocosméticos podem possuir ativos com variadas funções. Dessa forma, um único produto pode hidratar e ao mesmo tempo minimizar manchas e rugas, por exemplo, porque possui substâncias ativas com eficácia comprovada.

Dermocosméticos são melhores que cosméticos?

Não há como dizer que um é melhor do que o outro, uma vez que são produtos com propriedades e sobretudo objetivos diferentes. Na verdade, eles podem inclusive ser aliados.

É possível, por exemplo, usar um cosmético que vai agir para melhorar a aparência superficial da pele, enquanto se utiliza um dermocosmético para o combate profundo do problema. 

Como escolher dermocosméticos?

Os dermocosméticos não entram na categoria dos medicamentos, portanto não necessitam de receita médica para a compra. Ainda assim, é importante ter em mente que a melhor forma de utilizar esse tipo de produto é sob orientação de um especialista.

Dessa forma, quando se trata de cuidados com a pele, nada melhor do que consultar um dermatologista para saber quais são os melhores produtos e tratamentos para cada caso, combinado?

Agora que você já sabe melhor como os dermocosméticos atuam e quais são os seus benefícios, aproveite para conferir as ofertas do setor nas Farmácias Associadas! Você já utilizou ou tem preferência por algum dermocosmético? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Pele cansada? 5 dicas para recuperar o viço da pele do rosto!

2 comentários em “O que são dermocosméticos e quais seus benefícios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *