Dia da Farmácia: saiba como o farmacêutico pode auxiliar você

Dia Nacional da Farmácia

Em 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Farmácia. Uma homenagem mais do que merecida a esse segmento que nos últimos anos teve reforçado seu papel de estabelecimento de saúde

Foi em 2014, com a resolução 13.021 da Anvisa, que as farmácias tiveram seu leque de serviços ampliado, ganhando assim ainda mais relevância no atendimento às comunidades e na promoção da saúde dos brasileiros.

A partir daí, toda farmácia passou a contar obrigatoriamente com a presença permanente de farmacêutico, que por sua vez está habilitado a orientar o consumidor de diversas maneiras. 

Aliás, você sabe como o farmacêutico pode auxiliar você? E quais os serviços clínicos que as farmácias podem prestar? E o projeto Clínica Associadas, da Farmácia Associadas, você já conhece? Vem com a gente que vamos falar sobre tudo isso e muito mais no post de hoje! 😉

A FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE

Em agosto de 2014 foi publicada a resolução 13.021/14 da Anvisa. Conhecida como “Farmácia Estabelecimento de Saúde”, a lei significou um grande avanço em termos de saúde pública, por caracterizar a farmácia como uma unidade de prestação de serviços, destinada portanto a prestar assistência farmacêutica e assistência à saúde.

QUAIS OS SERVIÇOS QUE AS FARMÁCIAS PODEM PRESTAR?
  • Venda e orientação sobre uso de medicamentos;
  • Aplicação de injetáveis; 
  • Colocação de brincos;
  • Determinação de perfil lipideo / colesterol;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Determinação de glicemia.

CONHEÇA O CLÍNICA ASSOCIADAS

O Clínica Associadas é um projeto implementado pela Farmácias Associadas com a ideia de remodelar as farmácias para se tornarem farmácias comunitárias.

A ideia nasceu em 2020 a partir da reunião de farmacêuticos membros da Rede, que manifestaram sobretudo o desejo de transformar a farmácia em um estabelecimento de saúde com procedimentos sistematizados e bem definidos.

Isso significa modelar as lojas para que não sejam somente pontos para venda de produtos para a promoção da saúde. Mas também postos para a prestação de serviços clínicos qualificados, com acolhimento e resolução dos problemas autolimitados de saúde da população. 

A primeira unidade do projeto foi inaugurada em maio deste ano, na cidade de Piratini, no Rio Grande do Sul. Em 2023, o Clínica Associadas se tornará um programa aberto para toda a Rede.

FARMÁCIAS ASSOCIADAS: AQUI VOCÊ TEM AMIGOS

Desde 1999, quando a primeira unidade da Farmácias Associadas foi inaugurada, fizemos mais do que arrecadar associados: fizemos grandes amigos. Hoje somos muitos, e formamos uma rede de farmácias presente em praticamente todo o Rio Grande do Sul. 

O que explica esse tamanho e abrangência é o nosso compromisso permanente de garantir um serviço cada vez mais qualificado aos nossos clientes, bem como uma competitividade cada vez maior aos donos das farmácias.

Como só uma associação igual a nossa poderia ser, a rede de Farmácias Associadas tem o carinho, a ética e o respeito humano no seu DNA. Por isso, acreditamos que atender bem é mais do que uma diretriz comercial. Ou seja, é uma demonstração de amizade. 

Nossos associados são seus vizinhos, que vivem a sua realidade e dessa forma participam ativamente da comunidade onde moram. São empreendedores que geram emprego e renda, e, assim, contribuem para o crescimento das nossas cidades e igualmente para o bem estar da população. 

Então agora que você já conhece um pouquinho mais sobre a nossa atuação e os serviços que as farmácias podem prestar, conta pra gente: qual é a sua Farmácia Associada favorita? Você lembra de algum momento especial que viveu conosco? Compartilhe sua experiência nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post O que são dermocosméticos e quais seus benefícios?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *