A DOÇURA DO CHOCOLATE AMARGO

Derretido, em calda, em barra, em doces… O chocolate é uma daquelas delícias que pouca gente pode dizer que não gosta. O sabor inconfundível desse alimento tem fãs por todas as partes do mundo! Mas como todo o doce, ele exige também bastante moderação em seu consumo. A boa notícia é que quanto mais amargo (ou seja, com menos adição de açúcares e de outras gorduras provenientes do cacau, como a manteiga), mais o chocolate pode, sim, ser um grande aliado para uma vida mais saudável!

Meu coração é de chocolate!
O cacau (matéria-prima do chocolate) e o chocolate amargo têm sido objetos de uma grande variedade de estudos e pesquisas por conta de sua alta concentração de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. E muito dos benefícios já revelados estão ligados à saúde do coração!

Já se sabe que ele melhora o fluxo arterial, regula a pressão e fortalece o coração, protegendo-o do desgaste causado pelos radicais livres. E as pesquisas mostraram também que ele atua bem na redução do estresse e no controle do humor, dentre outras vantagens. Mas isso todas nós, amantes do chocolate, já sabíamos faz tempo…

Confira uma receita com chocolate que selecionamos para você curtir o lado doce da vida, aproveitando os benefícios dessa delícia na versão amarga!

Mousse de chocolate amargo

Ingredientes
600g de chocolate amargo
14 ovos
100g de açúcar
300g de manteiga
20 ml de essência de baunilha
1 colher (chá) de conhaque

Modo de preparo
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Separe as gemas e peneire. Bata-as com o açúcar por cerca de 30 minutos ou até virar um creme branco. Acrescente, ao chocolate derretido, a baunilha e o conhaque. Aguarde o chocolate esfriar um pouco e acrescente as gemas batidas. Bata a clara com uma pitada de sal, em ponto de neve. Misture as claras com o chocolate e coloque para gelar por pelo menos uma hora.

Fonte: Receitas GNT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *