9 exercícios de alongamento para viver melhor e envelhecer bem

Com o passar do tempo algumas atividades que antes pareciam simples – como abaixar para pegar um objeto que caiu, estender a roupa ou mesmo subir as escadas – começam a ficar mais difíceis de serem executadas.

Isso acontece porque ao longo dos anos o nosso corpo vai perdendo a flexibilidade e a elasticidade de forma natural e progressiva. E se envelhecer é inevitável, a boa notícia é que a prática de exercícios de alongamento pode prevenir e atenuar os efeitos da idade, garantindo que lá na frente você realize as tarefas do cotidiano com independência e autonomia.

Confira a listinha de exercícios de alongamento, recomendados pela Revista VivaSaúde, que podem ajudar a reduzir tensões, melhorar a flexibilidade e evitar problemas posturais. Lembre-se de respeitar os limites do corpo e de procurar um fisioterapeuta ou educador físico para orientar a execução dos exercícios que seguem.

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

1) Em pé, com as pernas afastadas, flexione o cotovelo direito, com a palma da mão na orelha esquerda e faça um movimento suave para o lado. Segure por 15 segundos e repita do outro lado.

2) Sentada, ou em pé com as pernas afastadas, apoie as duas mãos atrás da cabeça. A ideia é forçar a cabeça, suavemente, para baixo, como se quisesse encostar o queixo no peito. Permaneça nessa posição por pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial, olhando para a frente.

3) Em pé, com as pernas afastadas, eleve as mãos esticadas acima da cabeça. Faça um espreguiçamento, projetando as mãos unidas para o alto, como se o objetivo fosse alcançar o teto. Conte 15 segundos e retorne à posição inicial.

4) Leve o braço flexionado para trás da cabeça. Com a ajuda da outra mão, puxe levemente para o outro lado. Permaneça nessa posição por 15 segundos. Repita com o outro braço.

5) Em pé, com as pernas afastadas, estique o braço direito para o lado esquerdo, mais ou menos na altura do ombro. Com a mão esquerda, encoste no cotovelo direito e permaneça nessa posição por 15 segundos. Repita do outro lado.

6) Em pé, com as pernas afastadas, dobre o corpo para a frente. Flexione o joelho direito e apoie no chão a mão esquerda. Segure por 15 segundos e volte à posição inicial. Repita do outro lado.

7) Em pé, com as pernas afastadas, dobre o corpo para a frente e segure a ponta de um dos pés com a mão do mesmo lado, estendendo o joelho e alongando a panturrilha. O joelho do outro lado deve estar flexionado para garantir a estabilidade durante o movimento. Conte pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial. Repita do outro lado.

8) Sentada em cima dos calcanhares, flexione o corpo para a frente, de modo que o abdômen fique em contato com as coxas. Estenda os braços à frente, alongando-os também. Segure por pelo menos 15 segundos e volte à posição inicial.

9) Sentada, com as pernas unidas e pouco flexionadas, flexione o corpo para a frente, até que as mãos se aproximem o máximo possível da ponta dos pés. Conte 15 segundos e retorne.

Além dos exercícios de alongamento, as massagens relaxantes ou terapêuticas também são ótimas aliadas no combate às dores causadas por tensões musculares.

Nos dias de maior tensão, experimente massagear as áreas atingidas com o Creme de Arnica Revitart Basics. O produto possui substâncias hidratantes e emolientes e extratos vegetais de Arnica Montana, Aloe Vera e Castanha da Índia, ideais para aliviar o desconforto.

Creme de Arnica Revitart Basics | À venda na Farmácias Associada

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *