Conhecida popularmente pelo sintoma do “nariz escorrendo”, a coriza costuma chegar junto com as doenças típicas do inverno, como as gripes e os resfriados. Entretanto, nem sempre é assim.
Muitas vezes o corrimento nasal pode ser decorrente de uma condição alérgica ou servir de alerta para o diagnóstico de alguma doença crônica, como a sinusite, por exemplo.
Por isso, vale conferir as informações que o Penteadeira selecionou sobre a manifestação da coriza e quais as melhores medidas para acabar com o incômodo.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CORIZA
O que é a coriza
A coriza é uma inflamação da mucosa nasal que causa produção excessiva de muco transparente, amarelo ou ainda misturado com sangue. É o que chamamos popularmente de “nariz escorrendo”. Em alguns casos, a coriza vem acompanhada por espirros e obstrução nasal.
O que causa a coriza
As principais causas da coriza são os vírus e as reações alérgicas a agentes que irritam a mucosa, como a poeira, o pólen e as alterações climáticas. É que a secreção nasal tem o papel de envolver e tentar expulsar as partículas irritativas, sejam elas alérgenos, bactérias ou vírus.
Quando devo me preocupar com a coriza
Em primeiro lugar é preciso ter em mente que a automedicação deve ser sempre evitada. Sendo assim, em caso de coriza persistente ou que apresenta coloração mais amarelada e consistência mais espessa, é necessário procurar atendimento médico. O mesmo vale para as situações em que a secreção nasal é acompanhada de sintomas como tosse, febre e dor de cabeça.
Vale lembrar que mesmo nos casos em que coriza está associada a um fator aparentemente menos grave, como uma rinite alérgica, por exemplo, o não tratamento pode causar alterações no sono e no rendimento de atividades cotidianas, por isso é importante recorrer ao acompanhamento feito por um especialista.
Como aliviar a coriza
A eliminação da coriza é um processo importante, pois ajuda o organismo a expulsar o agente que está irritando as vias aéreas.
Além da utilização de medicamentos receitados pelo médico, como antialérgicos ou antitérmicos, a lavagem da mucosa nasal com soro fisiológico é uma medida que também ajuda a diminuir a secreção. Uma vez que a causa da coriza seja diagnosticada como alérgica, manter os ambientes domésticos limpos e livres de poeira também auxilia no tratamento.
Na maioria das vezes, a coriza é apenas a decorrência de uma gripe ou resfriado, mas não deve ser negligenciada. Ao persistir o incômodo, procure o seu médico de confiança para avaliar o melhor tratamento.